Escola da comunidade Vila Brasil é inaugurada em Imbituva

Espaço tem 11 salas de aula, dois banheiros, refeitório, saguão, biblioteca, sala dos professores e espaço administrativo
Com a presença de autoridades e alunos, a escola foi inaugurada, oficialmente, com área de 1499,78 m² (Foto: Prefeitura de Imbituva)

Desde fevereiro a comunidade da Vila Brasil em Imbituva, possui uma escola que atende as crianças da localidade. A instituição de 1499,78 m², atende hoje 340 alunos do Pré I ao 5º ano do Ensino Fundamental, em um espaço com onze salas de aula, dois banheiros, refeitório, saguão, biblioteca, sala dos professores, sala de informática e espaço administrativo, além disso, nos próximos meses o ginásio de esportes da escola será concluído.

No último sábado (07), o local foi inaugurado oficialmente com a presença do Prefeito Municipal Bertoldo Rover, do vice-prefeito, Geraldo Nadal Rocha, do deputado estadual, Plauto Miró e do secretário de Infraestrutura do Governo do Estado, Sandro Alex.

A Escola Municipal Professor Jacob Brenner de Barros foi construída com recursos próprios, somando um valor de investimentos de R$ 1.479.613,30. Atualmente, trabalham no local 21 professores, quatro serviços gerais, dois estagiários, um agente administrativo, além da pedagoga e diretora. “As crianças precisavam de transporte escolar para se dirigir até as escolas do centro, tendo maior dificuldade para estudar, os alunos eram divididos em três instituições de ensino.  Agora, a JBB atende todas os alunos do bairro e entorno, tendo uma maior facilidade para todos em uma estrutura ampla que atende as necessidades deles”, explica a Secretária de Educação, Enilce Estela Schoeffel Simão.

Com o novo espaço, os pais tem a possibilidade de auxiliar melhor as crianças. “Melhorou muito, agora, os pais podem acompanhar mais de perto o desempenho de seus filhos, com isso há um maior diálogo entre a escola e a família,que é fundamental para o equilíbrio no desenvolvimento escolar”, diz a Diretora da Escola Municipal Professor Jacob Brenner de Barros, Sônia Wollf de Matos.

Homenagem a Jacob Brenner de Barros

O nome da escola é uma homenagem a Jacob Brenner de Barros, paranaense de coração que durante sua vida profissional viveu entre Ponta Grossa e Imbituva. Foi professor de latim, história, geografia e língua portuguesa em Imbituva.

Também desempenhou as funções de diretor, supervisor escolar, administrador de cantinas e material escolar. Formado na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, atuou ainda no Fórum de Imbituva, sendo sistematicamente nomeado advogado dativo, atendendo todos que dele necessitavam.

Foi casado com Bárbara de Barros, com quem teve três filhos: Vicente, Ana Maria e Patrícia. Faleceu aos 90 anos de idade, no dia 15 de junho de 2014, em Ponta Grossa. Durante a inauguração da escola a esposa de Jacob Brenner de Barros, Bárbara de Barros e a filha Patricia foram homenageadas.


Veja Também