Estradas Rurais de Rio Azul recebem readequação e cascalhamento

Obras acontecem em várias comunidades do interior para dar mais segurança aos moradores e quem passa pelas vias
Localidade de Faxinal do são Pedro recebeu a readequação e cascalhamento (Foto: Reprodução Prefeitura de Rio Azul)

Pensando nas melhorias das estradas rurais em longo prazo, a Prefeitura de Rio Azul iniciou obras em várias comunidades para que os moradores, ou aqueles que trafegam pelas localidades, possam transitar com segurança e em uma via de qualidade.

Vários trechos serão cascalhados e receberão também o alargamento, devem ficar com o padrão de 8 metros. As comunidades atendidas neste momento são de Faxinal dos Paulas, Barra do Rio Azul, Invernada e Faxinal do São Pedro, este último foi o local que a Patrulha Rural terminou os serviços no ano passado.

O prefeito Rodrigo Solda tem acompanhado os trabalhos e, em vídeo, frisa como estão as obras na Barra do Rio Azul indo para Faxinal do São Pedro. “São os funcionários da Prefeitura que estão fazendo o serviço, na Barra do Rio Azul, divisa com a Faxinal do São Pedro, é uma das situações que a gente mais trabalha para amenizar. Parece a Patrulha Rural, mas não é. Vamos fazer o alargamento da borda e estamos casacalhado. A estrada tem uma curva muito fechada com pouca visibilidade e não dá segurança a quem transita por aqui não sendo adequada. Agora, terá mais visibilidade e segurança, mais qualidade e agilidade para quem precisa usar diariamente”, disse Solda.

Rodrigo também passou pela estrada da Rodovia do Peixe que dá acesso a comunidade de Porto Soares, o trecho foi recapado com cascalho de forma total, foi feito o abaulamento, limpeza e readequação. “Foi trabalhado nos últimos dias com a equipe da Prefeitura, com as caçambas, maquinário, rolo compactador para fazer a abertura, limpeza valetas corretas, principalmente, tirando os buracos que estavam começando a aparecer. Foi feito o serviço completo”, destaca o prefeito.

O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Geraldo Zen de Morais, comenta que este é um o início de um projeto de alargamento para as principais estrada do município, e as aberturas estão dado sequência no trecho onde a patrulha iniciou, da área urbana da cidade até o Faxinal São Pedro. “Este é o início do nosso projeto, nossa ideia é fazer com que todas as estradas de Rio Azul tenham o mesmo tamanho, e tenham a mesma qualidade, porque é isso que queremos, que os moradores e quem passa por aqui tenha uma estrada boa para circular”, disse o secretário.

Ele também explica que os trabalhos são feitos com a escavadeira hidráulica e uma pá carregadeira, porém, como a demanda desse maquinário é grande, o serviço precisa ser feito por trechos e aos poucos, pois outras Secretarias também utilizam para fazer melhorias em outros lugares. Mas outros trechos serão feitos nas próximas semanas.

As estradas recebem a adequação no alargamento, o leito e colocação de cascalho. O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Andre Gembarowski, desta a importância de se investir neste tipo de estrada. “O diferencial é na qualidade do cascalho é de uma qualidade mais elevada, também temos o britador, então a maior parte esta sendo britada, na cascalheira principal de Marumbi dos Elias e explosões que fazemos conforme a necessidade, Depois é encaminhado para as estradas para adequar todas as bases e fazer tudo que for preciso”.

A ideia é fazer melhoria em todas as estradas de Rio Azul e padronizar com as que já estão prontas. Estas novas obras seguem o mesmo modelo da Patrulha Rural – programa que visa, através de consórcios intermunicipais, implantar um sistema de gestão de estradas rurais com a implementação e disseminação do conceito de adequação, readequação e manutenção delas de forma integrada às práticas conservacionistas, para que, além de permitir a trafegabilidade, atue como instrumento de preservação dos recursos naturais, reduzindo os custos de manutenção e aumentando sua vida útil.


Veja Também