Festa do Pêssego começa nesta sexta-feira (29)

Cerca de 40 mil pessoas são esperadas nos três dias do evento
No ano passado, cerca de 20 mil pessoas visitaram Irati na Festa do Pêssego (Foto: Pedro Wasilewski)

A Festa do Pêssego 2019 de Irati já está com todos preparativos encaminhados para ser o grande evento regional de final de ano. Os melhores frutos, refeições com o delicioso borrego no rolete – que é o prato típico do município – a Feira de Sabores e o Salão de Negócios compõem uma grande programação que acontecerá neste final de semana, no Parque Aquático e de Exposições Santa Terezinha.

Como é de costume, a promoção irá contar com atrativos para todos os gostos, praça de alimentação, esporte e lazer, além de atrações e shows nacionais distribuídos de sexta a domingo, naquele que é o cartão postal da cidade.

Durante os três dias da festa haverá parque de diversões, e o tradicional passeio de trenzinho pelo Parque Aquático. O passeio de trem é gratuito, mas não irá acontecer em horários de pico de movimento de pessoas durante a festa, por medida de segurança. Como novidade, este ano, haverá uma mostra de ovinos, organizada por criadores da região, e também alguns pôneis.

A missa da festa, que seria realizada no domingo, foi antecipada para sábado (30) às 18h na Paróquia Perpétuo Socorro. Este ano não haverá pesca esportiva e nem torneio.

O Provopar Municipal é a instituição responsável pela organização da 41ª Festa do Pêssego.

Pêssego está garantido

Fatores climáticos foram determinantes para que a produção de pêssego deste ano sofresse alguma quebra em relação à de 2018. Segundo o engenheiro agrônomo da Prefeitura de Irati e encarregado pela assistência técnica local em fruticultura, Antônio Sidnei Martins, se naquele ano a safra chegou a 230 toneladas, para 2019 a estimativa deve atingir 180 toneladas”.

As adversidades envolveram períodos de seca, fortes geadas, e até mesmo o granizo de agosto que atingiu alguns pomares da região de Rio Corrente e imediações da área urbana. “A variedade Chimarrita foi a que mais sofreu, pois pegou a geada que matou parte dos frutos em desenvolvimento, e acabou também sendo atingida pelo granizo na metade do ano”, complementou Martins.

Entretanto, a oferta para a Festa do Pêssego 2019 está garantida (entre a 10 e 12 toneladas), e a qualidade dos frutos não foi prejudicada. Como em 2018, este ano serão 15 fruticultores expondo na festa, e comercializando o pêssego nas variedades Chimarrita, Coral, Charme, Ouro e Fascínio. “A variedade Fascínio, inserida no ano passado, terá mais oferta em 2019, em razão de que os pomares já estão mais desenvolvidos. É um fruto maior, com mais polpa e caroço pequeno”, explica o técnico municipal.

O morango também terá mais um produtor expondo este ano, e também estão confirmadas boas produções de ameixa nas variedades Irati e Fortune para a festa.

O município de Irati atualmente tem área de cultivo de pêssego de 30 hectares e 27 produtores dedicados à atividade.

Salão de Negócios esgota espaços

A Festa do Pêssego 2019 esgotou todos os espaços para expositores, dentro do Salão de Negócios. A promoção é do Provopar de Irati, com apoio da Prefeitura, Asfrutir, SEAB e Emater, e tem como patrocinadores Sanepar, Cresol, Frigorifico Thoms, Caminhos do Paraná e Gás e Água Santa Clara.

Na área interna do Pavilhão João Wasilewski foram ofertados 35 estandes de tamanho 3x3 metros, além de vários espaços que estavam disponíveis na parte externa.

Estarão expondo ao ar livre, na parte externa, as empresas Afubra, Anthology, BDD Montagens Industriais, Carneiro Máquinas e Equipamentos, Cresol, Gasparelo Máquinas Ltda, Marcos José Corretor de Imóveis, Mega Motos, Orquidário do Rubinho, Pipoca Estouro, Pneu Forte, Pormade Portas, Provopar e Salão Móvel Família Hair.

Nos espaços internos do pavilhão estarão expondo Amakparis/ Dulces, American Fisio, AZ Artigos Religiosos, Bebe Realeza, Bendita's Kasut Sapatilhas, Biscoito Kerber, Brinquedos e Eletrônicos, Cabana de Palha, Consórcios Servopa, Cozinha Maluca, D Magia, Drika Muller Fotografias, EB Exclusiva, Elétrica Thoms, Fox Fotografias, Frutas Exóticas, Loja JP Custom, Mascavo, Paulinho Loja, Praias Tur Pousadas, RDF Clinica, Rede Sul Hospedagens, Sicredi, Sofii Presentes, Uninter, Utensílios de Cozinha, Vale Sonhare e Wisard.

Os telefones para informações são 99104 6621 e 3132 6125.

Feira de Sabores terá 14 expositores

Estão confirmados 14 participantes da Feira de Sabores 2019, dentro da 41ª Festa do Pêssego, com produtos essencialmente originários de agricultores familiares.

Grande variedade de doces, geleias, conservas, biscoitos, bolachas, sucos, cachaça, artesanato e vinhos, entre outros, poderão ser apreciados e adquiridos pelos visitantes.

Além de Irati, estarão representados os municípios de Fernandes Pinheiro, Bituruna, Rio Azul, Mallet e Guamiranga. A Feira de Sabores funcionará na sexta (29), das 18h às 22h, sábado (30), das 9h às 22h e domingo (02), das 9h às 20h.

Emater e SEAB são as entidades responsáveis pela feira.

 

BOX:

Borrego: jantar de sexta e almoços de sábado e domingo

O jantar de sexta-feira (29/11) e os almoços de sábado (30/11) e domingo (01/12) terão como prato principal o delicioso borrego no rolete. Serão preparados cerca de 40 borregos e servidas aproximadamente 1.000 refeições durante os três dias da festa.

Em restaurante especialmente montado na área central do Parque Aquático, o prato típico de Irati será servido tendo como acompanhamentos galeto, saladas diversas, farofa, maionese, arroz branco e à grega, além de molhos de hortelã e vinagrete.

O cartão individual custa R$ 35 para adultos e R$ 20 para crianças entre sete e 11 anos. Os telefones para contatos são 99104 6621 e 3132 6125.

 

BOX:

ATRAÇÕES E SHOWS

Sexta, dia 29/11

20h – Radio Radar

Sábado, dia 30/11

21h – Edson e Hudson

Domingo, 01/12 (Minha Cidade é Massa)

18h - Gilberto e Gilmar

19h – Loubet

 

 


Veja Também