Fiéis comemoram o Dia de Nossa Senhora das Graças em Irati

Dia 27 de novembro é comemorado o Dia de Nossa Senhora das Graças, a santa que tem uma estátua em Irati, na colina que leva o seu nome. E nesta data, os fiéis, mesmo abaixo de chuva, foram prestar suas homenagens em momentos de fé e devoção à santa.

Como todo ano, a comissão de manutenção da Santa realiza uma programação durante todo o dia, com a reza das 1000 Aves Marias e uma pastelada. Este ano, a programação começou às 7h, e foi até perto das 20h. Nas vendas, além dos 3500 pasteis, foram vendidos sonhos, bolos, cachorro-quentes e bebidas.

Durante o dia foram realizadas duas missas, uma às 10h e a outra às 19h, em que os fiéis foram até a Colina prestar seus agradecimentos e pedir bênçãos. A primeira celebração foi realizada com os devotos que vieram em romaria do interior, alguns vieram de outras cidades prestigiar a homenagem.

Foi o caso do agricultor de Ponta Grossa, Sebastião Araújo Ribas, que veio com a mãe, Laurencita Araújo Ribas, a irmã, o cunhado e uma amiga. Ele ficou sabendo das homenagens por uma empresa da cidade. “Sem sombra de dúvida é uma graça muito grande, a graça e benção essa chuva que a muito tempo nós estávamos aguardando. E nós ficamos sabendo com a Moageira, que temos parceria na plantação de trigo, sobre essa homenagem e viemos aqui pedir as bênçãos. Foi excelente tudo, não tem distância para agradecer, principalmente, viemos agradecer antes de pedir. E, a partir de hoje, a gente vai voltar várias vezes”, comenta.  

O presidente da comissão, Mario Ferreira Martins, diz como é ver os devotos reconhecendo o trabalho que eles realizam e prestando suas homenagens à santa. “Nós celebramos todos os anos o Dia de Nossa Senhora das Graças, realizamos uma pastelada para arrecadar fundos para a manutenção e terminar a obra que estamos fazendo. É uma devoção muito grande desse povo, com toda essa chuva eles caminharam até aqui. É muita alegria ver que o pessoal que é devoto vêm rezar e orar.  Todo o povo que tem devoção à Nossa Senhora tem contribuído”, disse.

Para o Padre Rodrigo Ribas, vigário da Paróquia São Miguel de Irati, que realizou a primeira missa, este momento é importante para o povo e para a igreja. “O dia de hoje é muito importante para a manifestação de fé, porque o povo de Irati é de fé, isso prova pela quantidade de gente que esteve aqui abaixo de chuva, muitos vieram a pé. A importância deste dia está aí, no povo sair, vir até aqui, pedir, agradecer, para ascender a chama da fé que está dentro do seu coração”.

Comentários estão fechados.