Força-tarefa contra a dengue explana estágio atual

No último dia 08, pela manhã, aconteceu uma coletiva de imprensa sobre a força tarefa contra a dengue, salão nobre da Prefeitura.

Na oportunidade, as instituições envolvidas fizeram o balanço das ações realizadas desde a mobilização iniciada no dia 24 do mês passado, e que continua em andamento até cobrir todos os bairros da cidade.

Nestes 10 dias da operação já foram recolhidos mais de 350 pneus em diversos terrenos da cidade, por onde passaram a equipe de trabalho. No mesmo período foram feitas 35 notificações a proprietários, sobre as condições de manutenção de suas propriedades e emitidas quatro multas. Também há três multas pendentes, em processo de localizar os proprietários.

Segundo a Coordenadora de Endemias da Secretaria de Saúde de Irati, Tiellen Krisley Chapiewski, “é impressionante a quantia de eletrônicos recolhidos, em particular, televisores, onde as equipes chegam a retirar de 12 a 15 por dia”. De acordo com ela, há aparelhos inclusive jogados em cursos d´água, que necessitam do auxílio do Corpo de Bombeiros para sua remoção. Outro detalhe que chamou a atenção da profissional é que o lixo que normalmente já é coletado pela Prefeitura, está sendo jogado em rios, barrancos e terrenos, o que mostra a falta de comprometimento de algumas pessoas com a saúde pública e postura social.

“Estamos retirando, em média, de quatro a cinco caminhões carregados de resíduos por dia. O nosso padrão tem sido adentrar as casas das pessoas, principalmente naquelas em que há idosos que possuam dificuldades de mobilidade e possam estar acumulando resíduos”, detalha a coordenadora, enfatizando que este não será um trabalho contínuo, mas que está, por contingência da situação, acontecendo neste momento.

Acompanharam a explanação secretários municipais, o Capitão Jorge Augusto Ramos e a 1ª Tenente Carla Adriana Spak Sobol, do Corpo de Bombeiros, representantes da imprensa local e o prefeito Jorge Derbli. O prefeito frisou que “embora a Prefeitura faça todo o esforço possível para combater fotos da dengue em Irati, ocorrem situações como estas que a força tarefa tem constatado. Nós somos os maiores interessados pela qualidade de vida em nosso município, cidade e interior, e temos que fazer a nossa parte. Não há esforço que baste se não houver o envolvimento de todos nas medidas básicas de manter sua casa, terreno e lote limpos, não deixar recipientes que possam acumular água e outras providências”.

 

Comentários estão fechados.