Grupo Vesselka: 61 anos da cultura ucraniana, por meio da dança

União dos componentes faz com que grupo folclórico seja um símbolo do município
Todos os anos o grupo Vesselka realiza a tradicional noite ucraniana em agosto (Foto: Reprodução)

No último dia 1 de agosto, o Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka, de Prudentópolis, completou 61 anos de fundação – mês em que também comemora-se o aniversário da cidade. E, durante todo este tempo, a união dos dançarinos do Vesselka mantém a cultura do povo ucraniano fazendo da dança a sua maior demonstração de preservação da tradição. Conheça um pouco da história do Grupo.

O Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka foi fundado em 1º de agosto de 1958, pelo Pe. Efraim Krevey (em memória), sob a coordenação das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus, Nádia Shulan e Ana Hotz. Sendo assim, o Grupo Vesselka praticamente já existia durante a imigração, desde quando vieram as primeiras famílias ucranianas a Prudentópolis, mas não tão difundido e popular como hoje.

Estas são as palavras do presidente do Vesselka, Dyego Miguel Kaminski, que também conta qual é o significado da palavra ‘Vesselka’ e a finalidade da existência e permanência do Grupo por todos estes anos. “Vesselka significa Arco Íris, que simboliza o selo da Aliança do Criador com suas criaturas. Ele é o símbolo do amor e da fidelidade. O Grupo o escolheu como lema, pois seus integrantes visam preservar o amor a Deus e a fidelidade às tradições que caracterizam a alma ucraniana. Caracteriza-se por ser um grupo de danças folclóricas, baseadas na história da imigração em Prudentópolis e nos costumes ucranianos”, explica Kaminski.

COMO É O VESSELKA

Com mais de 60 anos representando a cultura ucraniana e, por consequência, o município de Prudentópolis, o Grupo, hoje, é formado por 85 componentes, de faixa etária distinta. “O grupo se subdivide em grupos menores, chamados de grupo adulto, em quase todos são adolescentes, em média 16 a 26 anos; grupo juvenil e grupo infantil”, destaca Dyego. E para ingressar no grupo, é necessário que o componente tenha uma formação.

“Começando pelos primeiros anos de idade com o ingresso na Escola Nossa Senhora do Patrocínio, onde aprende a ler, escrever, falar e cantar. Sobretudo, conhecer um pouco da história da Ucrânia. E, no estúdio Vesselka, aprendem os primeiros passos da dança folclórica.

Para ensaiar, há uma organização durante toda a semana a fim de que todos possam treinar as coreografias. Nas segundas e quartas-feiras, os ensaios dão do grupo juvenil. Já, nas terças e quintas-feiras, é a vez do grupo infantil e, nas sextas-feiras, o ensaio é do estúdio Vesselka; nos sábados e domingos, o grupo adulto se encontra.

APRESENTAÇÕES

O Grupo Vesselka já se apresentou em vários lugares, mas uma delas é especial e acontece todos os anos. “O Grupo Vesselka realiza a sua noite ucraniana, que acontece todo primeiro final de semana de agosto e apresenta um show de danças com um tema. Através disso, são montadas as apresentações que se baseiam em uma história”, explica o presidente do Grupo.

Além do Paraná, estados brasileiros, como o Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza e Brasília, por exemplo, já puderam ver o trabalho do Vesselka.

“No ano de 2009, entre os meses de setembro e outubro, o Grupo realizou uma turnê Estadus Unidos/Ucrânia, tornando-se conhecido também, internacionalmente, na qual foram realizadas várias apresentações, nos estados de Ohio e Nova Jersey”, afirmou Dyego. Outro destaque foi em julho de 2018, quando o Grupo se apresentou em Puerto Iguazú, na Argentina, no Lançamento do Turismo Religioso e Sustentável de Prudentópolis, onde a atração cultural foi Grupo Folclórico Ucraniano- Brasileiro Vesselka.


Veja Também