Igrejas católicas da região debatem sobre medidas de prevenção do Covid-19

Após a confirmação de casos do novo coronavírus na capital do estado, para evitar o contágio da população na região, as dioceses do Paraná estão debatendo medidas de prevenção para que o mesmo atinja o mínimo de pessoas possível.

DIOCESE DE PONTA GROSA

O bispo D. Sérgio Arthur Braschi emitiu um comunicado oficial de medidas que as Paróquias pertencentes à diocese de Ponta Grossa devem adotar, algumas delas são: suspensão de todos os encontros que gerem aglomerações dos fiéis; no período de suspensão os padres celebrarão as missas sem a presença de fiéis, as paróquias que possuírem recursos irão transmitir suas missas pela internet e emissoras de rádio; as igrejas continuaram abertas, desde que de forma arejada, aos fiéis que desejem rezar.

Estas determinações foram definidas temporariamente até o dia quatro de abril de 2020. Algumas igrejas de Irati como a Nossa Senhora da Luz, Paróquia São Miguel e Paróquia Perpétuo Socorro realizarão missas online através do Facebook, nos seguintes horários:

Paróquia Nossa Senhora da Luz – quarta-feira – 15h; sábado – 18h; domingo- 8h e 10h.

Paróquia São Miguel – sábado – 16h; domingo – 9h.

Paróquia Perpétuo Socorro – quarta-feira (missa e novena) – 19h; sexta feira (via sacra) – 19h; sábado – 18h; domingo – 8h.

Paróquia Imaculado Coração de Maria – Cancelamento de todas as missas e encontros

DIOCESE DE UNIÃO DA VITÓRIA

As medidas tomadas pela diocese de União da Vitória, que abrange cidades da região como Rebouças, Rio Azul e Mallet, foram as seguintes: que sejam seguidas atentamente as recomendações propostas pelo ministério da saúde; que sejam evitados eventos onde a aglomeração de fiéis passe do número permitido pelo governo do Paraná, ou seja, 50 pessoas; Os encontros de catequese ficam cancelados pelo período inicial de 15 dias, podendo a ser postergado;

Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Rio Azul) – Missas dos finais de semana transmitidas pelas rádios da região; Missas que ocorram durante a semana terão público restringido.

Paróquia São Pedro Apóstolo (Mallet) – Missas presenciais sábado – 19h; domingo – 9h; Cancelamento de encontros de catequese, coral e pastorais.

Paróquia Senhor Bom Jesus (Rebouças) – A partir de segunda-feira missas apenas para 50 pessoas; Mutirão de confissões segunda-feira – 17h às 19h; encontros de catequese cancelados por 15 dias.

DIOCESE DE GUARAPUAVA

Nas Paróquias coordenadas pela diocese de Guarapuava, como nas cidades de Prudentópolis e Guamiranga, as medidas sugeridas são de mesma base que das outras dioceses, contudo, a dioces pediu às paróquias que para as celebrações de casamentos, os noivos sejam contatados para que repensem a data ou restrinjam seus convidados ao número de até 50 pessoas e durante a Semana Santa, devem ser seguidas as mesmas orientações quanto à restrição ao número de pessoas participantes e recomendações quanto à higiene e ventilação.

Paróquia São João Batista (Prudentópolis) – cancelados todas as missas com público, seguindo ordens da prefeitura e as recomendações da diocese.

Paróquia São Josafat (Prudentópolis) – Celebrações canceladas temporariamente; ainda sem previsão de missas transmitidas pela rádio ou com público reduzido

Paróquia Menino Jesus (Guamiranga) – suspensas todas os encontros, missas e reuniões até quatro de abril.

Comentários estão fechados.