Inicia a vacinação contra a Covid-19 nos municípios da região

Vacinas já chegaram a 393 municípios no Paraná
O prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, retirou as vacinas na 4ª Regional de Saúde, em Irati (Foto: Jaqueline Lopes)

Na manhã desta quarta-feira (20), todos os municípios da nossa região iniciaram a vacinação contra a Covid-19. A região recebeu 1.520 doses da Coronavac, vacina produzida pela Sinovac, sendo 1.079 para profissionais da saúde, 231 para Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e 90 para indígenas, totalizando 1.437 pessoas vacinadas. As demais ficarão no caixa para continuar a vacinação.

IRATI

Em Irati, a vacinação começou na Pronto Atendimento, pela manhã do dia 20, seguindo durante a tarde para a Santa Casa de Irati. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, Jussara Kublinski Hassen, nesta primeira remessa, são 637 vacinas para o município. “É um sentimento de esperança, de volta à normalidade, de vida que segue. Uma sensação muito boa de gratidão para a ciência, que em tempo record conseguiu este antídoto para este vírus tão terrível”, declarou a prefeita em exercício, Ieda Waydzik.

RIO AZUL

Em Rio Azul, a campanha começou nesta quarta-feira, pela vacinação dos profissionais da área da saúde que combatem o vírus na linha de frente, e, neste primeiro momento, o município recebeu 131 doses da vacina. “É um dia muito importante, é um marco para o nosso município assim como está sendo para todos os outros, estamos muito contentes. Receber a vacina já nos dá um sentimento de alívio, mas não podemos descansar de lutar contra o vírus, porque o vírus não descansou” disse o prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski.

MALLET

O município de Mallet recebeu, a princípio, 82 doses da vacina, e a campanha de vacinação também iniciou neste dia 20. “É uma emoção muito grande receber a vacina, porque é uma expectativa de uma vida melhor, de vivermos novamente o que éramos, com tranquilidade e longe do coronavírus”, afirmou o prefeito de Mallet, Moacir Szinvelski.

IMBITUVA

Imbituva recebeu 229 doses neste começo de campanha, e também realizará a vacinação primeiro em profissionais da saúde. “É um alento, sabemos que é só o início e esperamos que em breve a vacina possa ser colocada à disposição de todos que necessitam e também aqueles que venham precisar”, comentou Celso Kubaski, prefeito do município.

TEIXEIRA SOARES

Em Teixeira Soares, nesta quarta-feira, foram vacinados, primeiramente, agentes da Saúde e pessoas que trabalham e vivem no Asilo (Atai). O município recebeu 84 doses da vacina. “É uma alegria muito grande, talvez a data mais esperada da história da humanidade, um prazer muito grande poder iniciar hoje (20) esta campanha de vacinação, é um momento de início, mas pedimos à população que continue com os cuidados porque sabemos que a guerra não está vencida”, declarou o prefeito Lula Thomaz.

GUAMIRANGA

A vacinação no município de Guamiranga iniciou também nesta quarta-feira, vacinando primeiramente os profissionais da saúde, e conta com 53 doses da vacina. “É uma alegria muito grande, uma esperança para o povo, esperamos por tanto tempo, nos enchemos da esperança de que possamos voltar à nossa vida normal”, disse o prefeito interino de Guamiranga, André Possebom.

FERNANDES PINHEIRO

A prefeita reeleita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, é presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde e foi acompanhada do presidente da AMCESPAR para trazer as vacinas da região de Guarapuava até a 4ª Regional de Saúde em Irati, onde foram distribuídas para os demais municípios. Fernandes recebeu 39 doses da vacina.

PRUDENTÓPOLIS

Prudentópolis não faz parte da 4ª Regional de Saúde, mas sim da AMCESPAR e da 5ª Regional, e recebeu 445 doses da vacina, iniciando também a campanha neste dia 20. O prefeito de Prudentópolis Osnei Stadler, o vice-prefeito Evaldo, o secretário municipal de saúde Marcelo Hohl Mazurechen, a gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica Erica Moleta Bini e profissionais da imprensa estiveram no local onde iniciou-se a vacinação, acompanhando este momento histórico para o município.


Veja Também