Irati registra cinco casos confirmados e dois recuperados de coronavírus

Quinto paciente fez o teste rápido e resultou positivo, mas já é considerado curado da doença
Novo caso confirmado de Irati foi registrado neste sábado (6) (Foto: Jaqueline Lopes)

Na noite deste sábado (6), a Secretaria Municipal de Saúde de Irati confirmou o quinto caso de coronavírus (Covid-19) no município. Trata-se de um paciente que havia sido descartado por critério clínico epidemiológico, mas fez o teste rápido e apresentou resultado positivo, por isso, já é considerado recuperado. A equipe de vigilância epidemiológica não irá repassar informações sobre os pacientes.

Desde o dia 4, o Boletim Epidemiológico Municipal teve alterações, tendo em vista a complementação da Nota Técnica da SESA n° 07 de 29/05, a qual amplia os grupos elegíveis para a realização do teste rápido para pesquisa de anticorpos contra a COVID-19. 

Assim, todas as pessoas que foram notificadas para Síndrome Gripal a partir da data de 11 de março e não realizaram o exame pelo método RT-PCR (Transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase), serão convidadas a realizar o teste rápido sorológico.

O objetivo é conhecer aproximadamente o período pelo qual o vírus começou a circular, e também trazer um panorama ampliado no número de casos confirmados em Irati. Portanto, haverá uma redução no número de casos “descartados por critério clínico-epidemiológico” e, em contrapartida, o aumento do número de "casos descartados por critério laboratorial” e/ou no número de "casos confirmados".


Veja Também