Isolamento social pode estar prejudicando seu sono

Hoje tenho uma pergunta muito importante para lhe fazer. Neste tempo de isolamento social, você está dormindo bem? Ou tem sentido piora no sono? Esta última opção tem sido uma reclamação de muitas pessoas. As mudanças de hábitos causadas por passar mais tempo em casa devido à Covid-19 têm acertado em cheio na qualidade de sono de alguns.

O grande problema é que nem todos percebem o que está ocorrendo. Por isso o alerta! Veja só o que alguns pesquisadores de uma universidade australiana descobriram.

Recentemente, publicaram um artigo na revista Sleep Medicine Reviews com os resultados de uma pesquisa que analisou os dados de mais de 350 mil adolescentes ao redor do mundo.

Segundo o estudo, as mudanças de humor nessa faixa etária, apesar de não serem algo anormal, podem ser piores por causa da má qualidade do sono. A pesquisa mostra que adolescentes que dormem mal podem ter:

83% maior chance de sentir raiva

62% mais risco de mudanças de humor

E o pior: 41% maior risco de apresentar quadros de ansiedade

A pesquisadora Michelle Sort faz o alerta: "A duração do sono prediz significativamente déficits de humor em todos os estados de humor, incluindo aumento da depressão, ansiedade e raiva".

O SONO DURANTE O ISOLAMENTO

O que esses pesquisadores também alertam é que, nesses tempos de isolamento social, o tempo de tela tem aumentado de forma geral. Estando mais em casa, as pessoas acabam usando a maior parte de seu tempo livre nos smartphones, tablets e computadores.

Juntando esse aumento de exposição à luz azul com as mudanças de hábito impostas pela situação, o sono acaba sendo um dos principais prejudicados. Portanto, se esse é o seu caso, fique atento ao tempo que você passa em frente a uma tela.

Se aumentou, pode ser essa a causa daquela insônia que tanto lhe atrapalha. Procure por hobbies que possam ser feitos em casa, mas que não usem eletrônicos.

Não é algo difícil. Um bom livro ou mesmo aprender uma nova habilidade, como jardinagem, podem ajudar a passar o tempo sem ficar olhando diretamente para seu telefone durante horas.

Comentários estão fechados.