Matriz Nossa Senhora da Luz constitui de patrimônio cultural

Imagens e obras de arte fazem parte do acervo histórico da Igreja
A doação da imagem de Nossa Senhora Aparecida foi feita em 1946, e no ano passado recebeu uma restauração

A Paróquia Nossa Senhora da Luz, presente em Irati desde 1904 pela sua primeira capela, constitui um acervo de patrimônio cultural muito importante, não só para nossa comunidade cristã, mas para a sociedade iratiense.

Inseridos em nossas memórias estão algumas estátuas, pinturas, telas artísticas, peças que devemos conhecer e preservá-las.Dentro da Matriz temos a relíquia da primeira imagem de Nossa Senhora da Luz, de procedência portuguesa e que foi doada pelas senhoras, Fábia Pires e Nhazinha Macedo. Foi entronizada em 1904 quando da inauguração da primeira capela de N. S. da Luz; depois de ser levada para a localidade de Chupador. Recuperada em 1969, foi entronizada na Matriz e está encima no altar-mor.

Temos também outra imagem de Nossa Senhora da Luz, em tamanho maior, doação no ano de 1918. Algumas outras estátuas foram doações de famílias ao longo dos anos. Em 2018 recuperou-se uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, doação de 1946.

Nosso primeiro pároco, pe. Paulo Warkocz, CM, foi o autor da pintura do Batismo de Cristo que se encontra no Batistério da Matriz. Pintura interessantíssima, mas que o tempo está deteriorando. Não sabemos se há condições de restauro, mas é histórica.

Temos também um quadro, pintura à óleo, doado para a Paróquia por um dos nossos maiores artistas plásticos. DARIO (Primo) ARAÚJO, que retrata o início da construção da Matriz e seus arredores. Data do início dos anos 40. Também temos tela da Santa Ceia, reprodução, assinada por A. Lima, datada de 1942. Uma obra belíssima que também precisa de restauração. Outra obra preciosa, com as mesmas necessidades de recuperação, é outro quadro de Cristo com seus apóstolos, assinado por H. ZATZKA.

Com a construção do Centro Comunitário Nossa Senhora da Luz, imaginamos acolher em um museu algumas dessas preciosidades para melhor preservação. Nossa história, nossa memória. Respeito àqueles que fizeram nossa comunidade ser o que é. Construída na fé, na oração e na força dos pioneiros. É nosso dever manter, preservar e amar aquilo que foi construído com amor e foi deixado como legado.

ANIVERSÁRIO

No dia 11 de março, a Paróquia Nossa Senhora da Luz completa 88 anos de fundação. Para celebrar esta data, haverá um almoço comunitário no domingo (11), às 12h, no Salão Paroquial. Os cartões já estão à venda a R$ 20 adultos, crianças até seis anos não pagam. De sete a 11 anos, paga meia entrada. Neste mesmo dia, a missa das 10h será em intenção do aniversário da Matriz.


Veja Também