Moageira Irati e Folha premiam finalistas de histórias de receitas

Foco do projeto 'A Sua História Pode Virar Filme' foi de enaltecer receitas, em contextos importantes, com a Farinha De Trigo Irati
["Andr\u00e9ia, Edna e Regiane, 3\u00ba, 2\u00ba e 1\u00ba lugar na sequ\u00eancia"] (Foto: Devotcha)

Na sexta-feira (26), foram conhecidas as três ganhadoras do concurso ‘A Sua História Pode Virar Filme’, promovido pela Moageira Irati e o Jornal Folha de Irati. Andreia Aparecida Pereira, Edna Luiza de Souza conquistaram o terceiro e segundo lugar, respectivamente. A vencedora, Regiane Farias, teve a história dos seus bolos reproduzida em filme. As três receberam utensílios de cozinha como brindes pela participação nesta iniciativa.

Em dezembro de 2018, a Moageira Irati e o Jornal Folha de Irati, promoveram o concurso “A sua história pode virar filme”. O intuito da ação foi de escolher três histórias criativas, acompanhadas de receitas, que envolvessem a Farinha de Trigo Irati, remetendo a alguma boa lembrança da época da infância ou dos momentos em família, por exemplo.

“Nós, da Moageira Irati, gostamos e incentivamos projetos culturais, porque nós entendemos que é necessário dar valor àquilo que é nosso. Valorizando vocês, nós estamos apreciando a nossa região, a nossa cidade, a nossa Farinha e o nosso Jornal também”, disse o gerente comercial da empresa, Ivo Chaves Vaz Junior, durante a premiação. Ele ressalta que este tipo de campanha faz todo o sentido quando são contadas histórias do dia a dia das pessoas, mas em diferentes situações.

Para o diretor do Jornal Folha de Irati, Nilton Pabis, a parceria se transformou em um projeto de resgate. “As três finalistas apresentaram histórias muito bonitas, que nos conquistaram pela maneira que foram contadas, e cada uma delas vêm de uma perspectiva diferente, em outro contexto. Estas receitas com farinha participam das lembranças em família, daquela receita da mãe, até das histórias de superação, persistência e de amor ao próximo”.

O projeto “A Sua História Pode Virar Fiilme” foi mais uma, entre as parcerias já realizadas, entre a Folha e a Moageira – a primeira com 46 anos e a segunda com 70 anos, fazendo parte e se misturando a história de toda a região.

AS HISTÓRIAS

Em terceiro lugar, ficou a história de Andreia Pereira, que realiza um trabalho voluntário de fabricação de pães para ajudar nos custos de um projeto social de capoeira. “A minha parte foi apenas fazer porque não havia condições de gastar um centavo, pois o que tinha era para formar as 86 crianças. Fiquei quatro dias inteiros fazendo pão para ajudar no projeto”. Além disso, ela também falou sobre as lembranças em família, de que o pão é um alimento sagrado.

A Edna Luiza de Souza conquistou a segunda colocação no concurso. “No momento, eu estava vivendo, na família, um momento de perda da minha mãe e eu sempre cozinhava com ela. E, logo, em seguida, também perdi meu pai. Então, com a promoção da História, veio toda a recordação de minha infância com os pães deliciosos no forno a lenha, cuca, as ‘cuecas rasgadas’ e os bolinhos de chuva. Pensei que, as coisas boas, eles deixaram”.

E o primeiro lugar ficou com Regiane Farias, que nas dificuldades da vida, se descobriu uma empreendedora de mãos cheias fazendo bolos para vender. Ela tem dois filhos, a Giovanna e o José Eduardo de quatro anos, que nasceu com uma má formação no cérebro que caracterizou a falta de cartilagem no nariz e o lábio leporino.

Com seus tratamentos de saúde, alimentação especial e remédios, a mãe, Regiane, decidiu que precisava encontrar uma forma de colaborar com as despesas sem sair de casa, pois precisava cuidar do filho. “Então, eu pesquisei na internet e comecei a fazer bolos. Não foi fácil até encontrar a massa, o recheio e o ponto certo. Comecei fazendo bolo de pote e, depois disso, a fazer os maiores, divulguei no Facebook para dar uma ajudada e deu muito certo”, contou ela. Como ela procurava recheios diferentes para chamar a atenção dos clientes, desenvolveu o bolo de leite ninho com nutella, que é o preferido e se tornou um sucesso de vendas.

BOX

Veja o filme da HISTÓRIA DA RECEITA DO BOLO DA REGIANE COM A FARINHA IRATI em nossa página, Jornal Folha de Irati, na rede social Facebook. No mesmo vídeo, você também poderá acompanhar como foi o dia da entrega dos prêmios.


Veja Também