Moageira Irati produz farinha especial para panificação artesanal

Uma das maiores produtoras de farinha de trigo do Paraná, a Moageira Irati, está novamente inovando em suas produções, desde setembro deste ano produz um trigo especial para panificação artesanal de fermentação natural. Esta novidade já está na capital paranaense.

A farinha Trigo de Origem foi lançada, oficialmente, no dia 16 de setembro, em Curitiba, no Lucca Café, e desde lá vem trazendo grandes benefícios para os consumidores e produtores da panificação. Antes disso, foram feitos vários testes e anos de trabalho para chegar ao produto ideal.

O projeto iniciou há 20 anos quando o próprio diretor presidente da empresa, Marcelo Vosnika, passou a fazer a segregação do trigo. “Foram muitos meses investigando cultivares, lotes de trigo e protocolos de moagem, resultando em diferentes farinhas, avaliadas quanto à absorção de água, maquinabilidade, tolerância à fermentação e qualidade dos pães, até se estabelecer o padrão ideal – o que foi constatado no início deste ano, com lotes originados e segregados da safra 2018/2019”.

Um dos parceiros do Trigo de Origem, Eduardo Freire, que participou desde o início da produção, publicou em sua rede social sobre tudo que foi feito, a qualidade da farinha e como está sendo a sua experiência. “Eu tive a sorte de estar envolvido desde o início no projeto, o meu trabalho era testar diferentes tipos de trigos até achar uma farinha equilibrada para pães de longa fermentação e alta hidratação. Bom. Conseguimos! Na safra 2019, esse trigo veio de um varietal de nome sossego. A safra de 2020 pode ser outro, os testes vão continuar”, disse Freire.

Como um dos parceiros, ele está usando a farinha na produção há pouco mais de 10 meses. “São 10 meses da mesma farinha, com as mesmas características, estável, 10 meses que meu pão evoluiu mais que nos últimos três anos, estabilidade é tudo o que um padeiro artesanal precisa. Hoje, temos uma cadeia totalmente dedicada. Produtores pensando no trigo, do tratamento do solo até a colheita, moinho de portas abertas para as nossas demandas (@moageira.irati) e alguns padeiros curitibanos dedicados e apaixonados. Então, podem pedir, podem testar e espero que gostem”, escreveu ele em sua postagem.

Esta novidade traz benefícios para todo o Brasil, visto que, grande parte dos produtos feitos por fermentação natural é produzida com farinha importada, e o valor é alto e a qualidade sofre pela logística do processo. A farinha Trigo de Origem tem um preço justo e apresenta ótima qualidade, é possível perceber o frescor das farinhas recém moídas localmente, que vão direto para as panificadoras.

EMPREENDEDORISMO

A farinha especial traz a oportunidade de ter seu próprio negócio, com a produção de produtos de panificação de fermentação natural em casa, principalmente, para Irati, que pode adquirir um produto local. Isto já é uma realizada em outras cidades, como por exemplo, São Paulo, que várias pessoas fazem todo o processo nas suas residências e comercializam. Muitos dos grandes empreendedores do ramo começaram desta forma.

Em Irati, o colaborador da Moageira Irati, Paulo Henrique Wasilewski, já está conhecendo o processo e produzindo seus pães em casa. Ele já era conhecido na empresa pelo seu talento natural com a panificação. Agora, ele tem mais uma opção, com a farinha Trigo de Origem.

DIA DE CAMPO

Para iniciar a comercialização do Trigo de Origem, a empresa realizou um Dia de Campo em Palmeira, no Paraná, que reuniu chefes de cozinhas de vários lugares do Brasil, como Curitiba, São Paulo, Rio Grande do Sul. O evento serviu para promover a integração entre o Movimento do Pão Artesanal, pesquisadores e produtores de trigo 100% paranaense de padrão de qualidade internacional.

O Dia de Campo teve uma participação internacional de Michel Suas, de San Francisco, Califórnia, considerado um dos mais importantes do segmento de fermentação, ele também esteve na Moageira Irati para conhecer todo o projeto e o processo de fabricação da farinha especial.

Comentários estão fechados.