Mobilização da população impede fechamento do Colégio Sesi em Irati

Esta semana, Irati e região tiveram uma boa notícia para Educação, o Colégio Sesi, que tinha informado o fechamento para 2021, vai continuar com as atividades normalmente. O grande apelo da população e dos representantes do Colégio motivou para que a situação fosse revertida.

A decisão veio do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Carlos Valter Martins, que observou toda a mobilização e a importância do colégio para Irati e região. “Nós tivemos um apoio muito grande da sociedade organizada de Irati, mobilização dos alunos, dos professores e isso acabou influenciando o nosso presidente da FIEP a rever essa decisão, diante de toda essa mobilização”, disse o gerente da unidade do Sesi em Irati, Paulo Zen.

Foi feita uma reunião com a gerente de Educação de Curitiba em que várias pessoas participaram e destacaram o porquê do Colégio permanecer. “O Avonir Funes, que é o atual presidente do Sindicato Patronal da Madeira, Stanislau Fillus, que já foi diretor da FIEP, vice presidente do sindicato, Enezito Ruppel , representando os empresários, Elias Mansur, presidente da ACIAI, Marcos Delegrave, empresário, que ajudou a trazer o colégio para Irati, e mostramos a importância que o Colégio Sesi tem na região, que é referência. Então, nós mostramos o quanto é importante manter o colégio aqui”, completa o gerente.

A mobilização por parte da comunidade foi fundamental para que o Colégio permanecesse no município. De acordo com Joelma Chepluki, que é mãe do Tiago, que está no 2º Ano do Ensino Médio no Sesi, moradora de Rebouças, assim que souberam do fechamento começaram a mobilização. Os pais e alunos criaram um grupo no WhatApp em que trocaram ideias para buscar alternativas para que a situação fosse revertida.

Daniela Teodoro Ferreira mãe da Maria Clara que também está no 2º Ano do Ensino Médio conta que a família veio de São Paulo morar em Irati e queria que a filha continuasse no Sesi, pois já estudava em SP, e conseguiu ingressar. Quando soube da notícia do fechamento também ficou triste, mas junto dos demais pais se uniram e conseguiram reverter a situação.

Os pais também conversaram com autoridades locais, conseguiram contatos com políticos que ajudaram no processo. Também foi feito um abaixo assinado que circulou na internet, e teve mais de 1.500 assinaturas em Irati. Tudo colaborou para que a decisão fosse tomada pela diretoria.

Seguimos em Irati graças ao apoio de toda a comunidade que se mobilizou e acabou vencendo. O Colégio Sesi continua. Muito obrigado a cada um que se mobilizou.

Paulo Zen

“Nós nos mantivemos firmes com esperança viva dentro do coração que isso poderia ser revertido, a gente estava muito unido, e tinha essa fé que isso ia acontecer. E agora, com essa notícia que o colégio Sesi vai continuar, que os nossos filhos vão continuar tendo esse ensino de qualidade, esse carinho dos professores e toda equipe, a gente fica muito feliz. O sentimento é de muita gratidão, tanto pelos nossos alunos, quanto pelos professores e funcionários do Sesi, porque é uma família”, disse a mãe Joelma.

Daniela também agradece a todos que ajudaram nesta batalha. “O sentimento primeiro é de gratidão, ao sistema, aos coordenadores, ao grupo pedagógico que também está dando esse apoio, a gente fica bastante feliz e agradecido por essa oportunidade dos nossos filhos concluírem em uma escola conceituada como é o Sesi”.

ENSINO

O ensino do Colégio Sesi é destaque no Paraná pela maneira inovadora como é conduzido, vários alunos que passaram pela instituição são cases de sucesso, com a sua formação empreendedora e também pelas aprovações nos vestibulares de grandes universidades.

Este modelo continua e o Colégio também terá um novo formato de ensino, chamado Novo Ensino Médio, que tem uma metodologia um pouco alterada e com uma carga horária ampliada. As matrículas já estão abertas, e das 36 liberadas, 10 já foram preenchidas. Neste momento, o Colégio não irá oferecer as bolsas de estudo, devido à situação financeira para continuar as atividades.

CURSOS

Os cursos ofertados pelo colégio Sesi continuam com toda a estrutura do SENAI à disposição da população, como de aprendizagem industrial, aperfeiçoamento profissional, qualificação e cursos técnicos. Os exames e cursos prestados pelas unidades móveis em Irati e região, e os atendimentos ocupacionais também permanecem.

Comentários estão fechados.