Notas informativas Prefeitura Municipal de Irati - 02/07

Centro de Processamento de Alimentos ganha veículo e equipamentos

Na manhã de HOJE (02) Irati recebeu veículo zero quilômetro e uma série de equipamentos novos para uso do Centro de Processamento de Alimentos. O conjunto de itens foi repassado à Prefeitura pelo Governo do Estado do Paraná, na forma de Convênio com Cláusula de Cessão de Uso, oriundo do patrimônio da SEAB.

A entrega aconteceu na capital do Estado e foi feita ao prefeito Jorge Derbli pelo secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, e por Márcia Cristina Stolarski, que é diretora do Departamento de Segurança Alimentar. Os equipamentos são destinados ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e integrarão o sistema de Segurança Alimentar de Irati.

“Somado a um moderno veículo do tipo furgão, para o transporte dos alimentos e um conjunto de equipamentos, este benefício vai facilitar o trabalho dos produtores e também da Prefeitura”, comentou Ortigara. Ele ainda detalhou que “é um processo de modernização da comida que vem da roça e vai à mesa de quem precisa, ou para escolas, ou também entidades que cuidam de pessoas carentes. É resultado de importante parceria entre o Estado e a União, beneficiando o município de Irati”.

Compõem o repasse uma van Renault Master, uma lavadora de alta pressão, duas balanças de piso com capacidade para 1.000kg, dois carros de transporte, um transportador/elevador de pallets, 177 caixas para hortifrutigranjeiros e sessenta unidades de pallets. No total, veículo e equipamentos somam R$ 125.814,00 em itens novos na presente cessão de uso.

Estímulo à agricultura familiar

O prefeito Jorge Derbli agradeceu ao Governo do Estado pelo repasse do lote de veículos, máquinas e demais equipamentos, num gesto que demonstra que está pensando no pequeno agricultor e, na outra ponta, melhorando a qualidade da merenda escolar das crianças de Irati”.

“Os bens discriminados que estamos recebendo irão melhorar cada vez mais a logística de entrega dos produtos oriundos da Agricultura Familiar que compõem a merenda escolar para as escolas e centros municipais do nosso Município. Aproximadamente 5.500 alunos são beneficiados com os produtos, garantindo uma alimentação adequada e de qualidade”, comenta Daniele Schlumberger, que é engenheira de alimentos, responsável pelo Centro de Processamento, e consultora alimentar em segurança de alimentos. 

“Desde o ano passado avançamos no cumprimento da recomendação do PNAE, com a compra de 55% dos produtos da Agricultura Familiar, e a intenção é a de aumentar cada vez mais essa aquisição. Nesses três meses letivos de 2020 que tivemos de aulas, atingimos 75% da compra dos produtos da Agricultura Familiar do nosso município”, explica a engenheira.

A compra de produtos da agricultura familiar para compor a merenda escolar significa prestigiar os pequenos produtores locais, gerando trabalho e renda no campo, fomentar a economia, e garantir alimentos saudáveis e de qualidade para os alunos da rede municipal de ensino.

“O sonho de todo agricultor é garantir a renda da família com a comercialização dos seus produtos, e ter condições para continuar trabalhando no campo. A ampliação do mercado voltado à agricultura familiar é fundamental para tornar isso possível, e em nosso município está sendo muito bem sucedido, através da compra para a compor a merenda escolar”, complementa Daniele.

“Desde 2017 o Centro de Processamento de Alimentos, foi colocado em funcionamento, atendendo o PNAE Municipal, com produtos oriundos da agricultura familiar local e, a partir de então, tem superado a meta de 30% deste tipo de aquisição, chegando a patamares muito maiores. Estes equipamentos virão fortalecer este atendimento e contribuir com a melhoria da estrutura do Centro de Processamento de Alimentos e da merenda escolar”, comentou o secretário municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski.

 

Valores da Terra de AMANHÃ (03) tem flash back e pop e rock

AMANHÃ, dia 03, às 20h, a live Valores da Terra terá o melhor do pop & rock, com a Banda Dnoks, e o Tema Trio Family apresentará “Um Baile em Sua Casa”, com muito flashback, e músicas para matar a saudade.

Domingo, dia 05, a última edição do Valores da Terra será às 16h. No repertório, diversos números musicais exclusivamente instrumentais, viajando por estilos como chorinho, tango e outros ritmos, executados pelos músicos iratienses Everton Silveira, João Lucas Schemberk e Alfredo Pabis Neto.

Estas edições dos shows virtuais estão sendo organizadas, produzidas e transmitidas pelo canal Arte Campeira (https://www.facebook.com/canalartecampeira/).

 

Telefone gratuito para esclarecimentos sobre Saúde está disponível em Irati

Por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Irati e a empresa ShareCare Brasil, está disponível um serviço de “tele consulta” para a população iratiense: o Ligue Saúde Cidadão. Esse canal de atendimento serve para esclarecimentos e orientações relacionadas a problemas de saúde, por meio do telefone de chamada gratuita 0800 591 3690, disponível 24 horas por dia e nos 7 dias da semana.

Recentemente, representantes da empresa ShareCare estiveram em Irati para expor como funcionam as chamadas. O Ligue Saúde Cidadão serve para esclarecimentos de dúvidas de saúde mais frequentes da população, orientando as pessoas sobre como melhor lidar com essas dúvidas e qual o tipo de serviço mais adequado para cada caso.

 

No telefonema, o usuário que liga para o 0800 591 3690 passará pelas seguintes etapas do atendimento:

1 IDENTIFICAÇÃO - nessa etapa é necessário que o usuário forneça dados simples que comprovem sua identidade e localização, por exemplo: nome, endereço, data de nascimento, CPF e telefone de contato.

2 RELATO - em seguida, é o momento de o usuário expor as suas queixas e/ou dúvidas. Do outro lado, estará um enfermeiro que irá escutar e fazer algumas perguntas.

3 DESENVOLVIMENTO - nessa fase o atendente já possui uma ideia se o caso do usuário precisará de um atendimento especializado de um profissional médico, seja por telefone ou mesmo presencial, como uma avaliação médica no mesmo dia, avaliação médica posterior ou uma transferência pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

4 CONCLUSÃO - para finalizar o atendimento, o usuário receberá algumas orientações sobre aquilo que deve fazer. Em alguns casos, o serviço da ShareCare fara o acompanhamento da evolução dos seus sintomas. Entrará em contato através do número de telefone fornecido, no dia e hora agendados.

 

Serão vários níveis de atendimento, de acordo com a complexidade de cada situação exposta. O Ligue Saúde Cidadão, por meio de apoio telefônico prestado por médicos e enfermeiros, tem por objetivos facilitar a navegação do usuário na rede de serviços de urgência (quando isso se fizer necessário), favorecer a ajuda médica in loco (conforme a necessidade) e indicar o recurso ambulatorial mais adequado ao caso. Trata-se de uma plataforma de envolvimento em saúde e bem-estar, que fornece aos consumidores informações, programas e recursos personalizados para melhorar a Saúde.

 

Saúde divulga fluxograma municipal de atendimento da COVID-19

Com o objetivo de facilitar entendimento da população e padronizar os encaminhamentos dentro do município de Irati, o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Irati elaborou um fluxograma da rede de assistência à COVID-19 em Irati. Os casos de síndrome gripal são divididos em dois grupos: pacientes com sinais e sintomas leves e pacientes com sinais e sintomas moderados e graves.

No primeiro caso, os pacientes com sintomas leves deverão procurar atendimento na Unidade de Referência François Abib (Rua Orlando Calderari Agulham, S/N), de segunda a sexta, das 8h às 17h. Neste local, o paciente deverá ser avaliado e notificado, e será coletado o exame adequado para o período dos sintomas. O paciente então será medicado e liberado para cumprir isolamento domiciliar por 14 dias ou até ser descartada a suspeita após resultado do exame.

No segundo caso, os pacientes com sintomas moderados ou graves deverão ser encaminhados ao Pronto Atendimento Municipal (Rua Ipê, S/N), onde serão avaliados e, dependendo da gravidade, encaminhados para internamento hospitalar inicialmente no Hospital Santa Casa de Irati, ou então liberados para isolamento domiciliar. Ressaltamos que os pacientes suspeitos de COVID-19 posteriormente são regulados para os Hospitais de Referência da 4° Regional de Saúde, como o Hospital Regional de Ponta Grossa ou o Hospital do Rocio, em Campo Largo, que contam com unidades de internamento exclusivo para o agravo.

Pacientes em isolamento domiciliar serão monitorados por telefone ou visita domiciliar, de segunda a sexta, pela equipe da Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, a cada 24 ou 48 horas, dependendo do caso.

O arquivo em PDF do Fluxograma, assim como as imagens em arquivo JPEG referentes a este documento estão disponíveis para visualização e download no site da Prefeitura (www.irati.pr.gov.br), no banner específico ao topo da página.

 

Carnês do IPTU e taxas estão sendo entregues

Estão sendo entregues pelos Correios os carnês do IPTU e das taxas, referentes ao ano de 2020. Através do decreto 152/2020, a Prefeitura de Irati estabeleceu que a quota única do IPTU 2020, poderá ser paga em 10 de agosto próximo, com desconto de 10%.

O desconto de 10% para pagamento em quota única não incide sobre a TI e sobre a CIP, cobrada sobre os imóveis não edificados. Em caso de parcelamento, a primeira parcela será em 10 de julho.

O IPTU, Taxa de Combate a Incêndio (TI) e a Taxa de Custeio de Iluminação Pública (CIP), poderão ser pagos em cota única ou em até 06 seis parcelas, sendo o valor mínimo da parcela de R$ 30,90.

Por motivo da pandemia de COVID-19 as parcelas um, dois e três, que têm vencimento respectivamente em julho, agosto e setembro, poderão ser pagas sem correção, multa e juros, nos vencimentos prorrogados, estipulados para outubro, novembro e dezembro.

Já o decreto 153/2020 determina que o ISSQN fixo, pode ser pago em cota única em 10 de setembro, ou em até quatro parcelas, a partir desta data. A Taxa de Vistoria e Funcionamento Regular (TVFR), e a Taxa de Licença e Localização (TLL) poderão ser pagas em cota única em 10 de setembro.

É possível também consultar, baixar e imprimir o carnê do IPTU e das Taxas pelo site oficial da Prefeitura (www.irati.pr.gov.br), no banner específico.

O telefone para informações é o 3132 6138. Quem não receber o boleto em casa e não conseguir acessar pelo site oficial, poderá ainda fazer a retirada no setor de Tributação da Prefeitura de Irati.

 

Pré-Natal e Ambulatório de Saúde Mental vão mudar de endereço

A partir do dia 06 de julho, próxima segunda-feira, o Ambulatório de Saúde Mental e o Pré-Natal, que atualmente estão situados na Rua Zeferino Bittencourt, 1252, passarão a funcionar no antigo prédio do Pronto Atendimento, localizado na Rua Vitória de Monte Castelo, esquina com a Rua João Zarpelon, nas proximidades do Estádio Municipal Abrahm Nagib Nejm.

Devido à mudança, ambos os setores estarão fechados na tarde de HOJE (02) e AMANHÃ (03), o dia todo.

Informações sobre o Ambulatório de Saúde Mental podem ser obtidas pelo telefone 3907 3146. Para informações sobre o Pré-Natal, o número é o 3907 3164.

 

CAIC João Paulo 2º promove pastelada amanhã (03)

AMANHÃ, dia 03, a Escola Municipal João Paulo 2º realiza a "Grande Pastelada do CAIC", com venda de pastéis de carne por R$ 3 a unidade.

O valor arrecadado será destinado ao fundo da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) da instituição.

Em respeito às medidas de contenção à COVID-19, as vendas serão feitas pelo sistema drive-in, com entrega no estacionamento. A escola fica na Rua das Castanheiras, 80, no Bairro Vila São João.

 

Boletim da Covid-19 do dia 02/07

Segundo o boletim da Covid-19 emitido pelo setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Irati no dia de HOJE, dia 02, a situação em Irati atualmente encontra-se neste índice:

CONFIRMADOS - 34

INTERNADOS – 0

ISOLAMENTO DOMICILIAR – 9

RECUPERADOS - 25

ÓBITOS - nenhum

CASOS EM INVESTIGAÇÃO – 45


Veja Também