Notas informativas Prefeitura Municipal de Irati - 13/07

Quadra da Escola F.V. de Araújo é entregue

Na última sexta-feira, dia 10, aconteceu a entrega simbólica da quadra esportiva da Escola Municipal Francisco Vieira de Araújo, que passou por amplo trabalho de revitalização.

A breve cerimônia foi partilhada pela diretora da escola, Márcia Alves Rault, o prefeito Jorge Derbli, a deputada federal Leandre Dal Ponte, o vereador Rogério Kuhn o secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Adriano Batista, a secretária de Educação, Rita Almeida e o presidente da APMF da escola, Willliam Borges.

Na obra foi feita toda a estrutura de cobertura, a recuperação do revestimento da quadra e das arquibancadas, com contrapiso e pintura.

Na estrutura pré-moldada de 500 m² foi feita a instalação de novos equipamentos esportivos. O local passou por drenagem prévia, e a estrutura recebeu instalações elétricas e sistema de proteção contra descargas atmosféricas.

O valor da obra, de R$ 219.962,32, teve recursos provenientes do Ministério da Cidadania e viabilizados pela Caixa Econômica Federal, além de contrapartida mínima do município. O serviço foi executado pela empresa vencedora de licitação, Augustinhak & Skorupa Engenharia Ltda (Sulpar), e fiscalizado pela Secretaria Municipal de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo da Prefeitura de Irati.

Local exigiu adequação de documentação

O processo de revitalização da quadra, contudo, enfrentou problemas por muito tempo, pois exigiu a adequação de documentação do terreno, de propriedade do Governo do Estado.

“Muita gente dizia que este sonho da quadra era impossível, pois apesar da escola ser municipal, uma obra deste porte não poderia ser realizada em razão de estar em terreno do Estado”, explica o presidente da APMF, William Borges, defensor do projeto e um dos engajados na sua concretização. “Expondo a situação ao vereador Rogério Kuhn, ele juntamente com a diretora Márcia, se propôs em buscar junto ao Governo do Estado a cessão de uso do terreno para o Município. E não só este foi regularizado, mas também outros seis que estavam em situação semelhante”, esclarece Borges.

Contornada a questão da área, a obra de revitalização dependeria de recursos financeiros que foram viabilizados pela deputada federal Leandre Dal Ponte, junto ao Ministério da Cidadania.

O novo espaço esportivo ganhará a denominação “Quadra Esportiva Andrey Lucas de Oliveira”, aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Irati na Sessão Ordinária de 09 de junho último. Uma placa com a nominação será afixada no local, comentou o prefeito Jorge Derbli.

 

Ecovale disponibiliza canais para atendimento ao público

A empresa Ecovale Tratamento de Resíduos Urbanos, está disponibilizando um número de telefone fixo para atendimento aos munícipes de Irati, o 3422 7027.

Por meio deste número oficial de atendimento ao público, todas as ligações terão custo local e serão direcionadas à central de atendimento da empresa, localizada em União da Vitória (PR). Esta política é adotada em todos os municípios que a empresa presta serviços de coleta e transporte de resíduos sólidos.

A empresa ressalta que também está disponibilizando as opções de atendimento por e-mail ([email protected]com.br) e via aplicativo WhatsApp (42) 3135 5160. O atendimento será realizado de segunda-feira a sexta-feira, das 07h30 às 18h.

Em razão disso, não estão sendo fornecidas informações ou aceitas reclamações por qualquer outra forma que não seja pelos canais já mencionados.

Tais medidas visam atender com maior qualidade e agilidade os munícipes, além de alimentar o banco de dados interno da empresa.

 

Prorrogado prazo do 1º Concurso de Haicai Professor José Maria Orreda

Está prorrogado o prazo de envio dos livros com os poemas selecionados para o 1º Concurso de Haicai “Professor José Maria Orreda”. Inicialmente, o prazo divulgado para o envio, através do correio, era agosto de 2020, mas em virtude da pandemia causada pela Covid-19, este prazo foi prorrogado, ainda sem definição de data.

Também fica adiada a premiação dos classificados no 1º Concurso de Haicai “Professor José Maria Orreda”, com a publicação dos poemas selecionados na obra RIO DE MEL – Antologia de Haicai, após o lançamento no 8º Encontro Regional de Haicai de Irati.

Integrantes do Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais de Irati, promotores do concurso, agradecem a compreensão e se colocam à disposição para esclarecimento de dúvidas nos e-mails: [email protected] , [email protected] e [email protected].

 

O inverno e as pessoas em situação de rua

Com a chegada do período mais frio do inverno, a Secretaria de Assistência Social de Irati está reforçando o trabalho de atendimento às pessoas em situação de rua.

Por isso, se você encontrar alguém dormindo na rua em uma das noites frias de Irati, informe o Serviço de Abordagem Social - CREAS, pelo telefone 9 9117 5939, mencionando o local. Uma equipe será deslocada para atendimento.

Sua atitude pode salvar uma vida.

 

Guarda Municipal de Irati fiscaliza cumprimento do decreto 196/2020

A Guarda Municipal de Irati vem promovendo a fiscalização referente ao cumprimento do decreto municipal 196/2020 e, inclusive, constatando estabelecimentos comerciais funcionando além do horário permitido.

Em situações desta natureza, é elaborado o auto de infração no valor de 20 URMS, o que resulta em valor de R$ 1.580, e o proprietário é orientado quanto às consequências, se houver reincidência.

Decreto 196/2020 vigora até o próximo dia 21

Permanece em vigor, até o próximo dia 21, o Decreto 196/2020, que pode ser acessado na íntegra pelo link: bit.ly/2O39ZEk.

O seu teor foi anunciado no dia 06, e passou a vigorar desde a última quarta-feira (08), ampliando as restrições de horários em setores do comércio local e prestação de serviços, devido à curva ascendente da pandemia.

Principais pontos

- Até 21 de julho de 2020 estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços, poderão exercer suas atividades de segunda a sexta, das 08h às 18h. Estão liberados desta medida as farmácias e postos de combustível.

- Adotado o lockdown (fechamento total) aos sábados, domingos e feriados.

- Entrega em domicílio (delivery) ou retirada no local ou balcão (drive thru) podem ser praticados por restaurantes, lanchonetes, panificadoras e serviços ambulantes de alimentação das 18h às 21h, de segunda a sexta-feira.

- Mantido o “toque de recolher” das 21h até 06h do dia seguinte.

- Suspensas todas as atividades religiosas (celebrações, cultos, missas e outros eventos) com a presença de fiéis.

 

Serviços odontológicos municipais somente para urgência e emergência

Desde o mês de março, os serviços de Odontologia do município de Irati estão concentrados no Centro Odontológico Municipal, localizado na Avenida Armando Van Der Laars, S/N, Centro, ao lado do setor de Fisioterapia. O atendimento é exclusivo para situações de urgência e emergência (casos de dor intensa). Os agendamentos de consultas estão temporariamente suspensos.

A centralização dos serviços de odontologia em um local separado é feita para evitar a possibilidade de que os pacientes de urgência odontológica venham a ter contato com pacientes que possam eventualmente estar contaminados com o Coronavírus.

A Secretaria de Saúde de Irati reforça que, neste período, os atendimentos da Odontologia são exclusivos para casos de urgência e emergência, que podem ser definidos da seguinte forma:

URGÊNCIA

Ocorrência imprevista de agravo à saúde, com ou sem risco potencial à vida, cujo portador necessita de assistência odontológica imediata (exemplos: pulpite, pericementite, abscesso periapical agudo, hemorragia alveolar, entre outros).

EMERGÊNCIA

Constatação odontológica de condições de agravo à saúde que impliquem em dor intensa ou em risco iminente de morte, exigindo tratamento odontológico imediato.

 

Sistema de Notas Fiscais da Prefeitura estará off line entre os dias 15 e 17

Quarta, quinta e sexta, dias 15, 16 e 17 de julho de 2020, o sistema Tributos Web, utilizado para emissão de Notas Fiscais de Serviço pela Prefeitura, NÃO ESTARÁ FUNCIONANDO, pois será atualizado para um novo sistema, o OXY ISS.

Este sistema terá um novo layout, mais intuitivo do que o Tributos Web, onde esse novo padrão vem sendo hospedado em nuvem, o que garante operação 24 horas nos sete dias da semana, melhorias em segurança e mais velocidade.

Alertamos que haverá melhorias, também, para as empresas que fazem integração de NFSe via Web Service. O novo sistema OXY ISS ACEITA SOMENTE os XMLs de NFSe no padrão/layout 2.03 da ABRASF, ou seja, as empresas que utilizam ainda o layout 1.02 TERÃO OBRIGATORIAMENTE DE ATUALIZAR para a versão 2.03 para que possam realizar a integração.

O padrão de assinatura continua sendo o OASIS. O Manual Conceitual e XMLs de exemplos se encontram no site da Elotech, no endereço:

https://atendimento.elotech.com.br/hc/pt-br/sections/360006947533-Integradores-

Em caso de dúvida ou ajuda, entrar em contato pelo fone (42) 3132 6119 ou 3132 6138.

 

Telefone gratuito para esclarecimentos sobre Saúde: 0800 591 3690

Irati dispõe do telefone Ligue Saúde Cidadão, um canal de atendimento para esclarecimentos e orientações relacionadas a problemas de saúde, por meio do telefone de chamada gratuita 0800 591 3690, disponível 24 horas por dia e nos sete dias da semana.

O serviço é uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Irati e a empresa ShareCare Brasil.

 

Carnês do IPTU e taxas estão sendo entregues

Estão sendo entregues pelos Correios os carnês do IPTU e das taxas, referentes ao ano de 2020. Através do decreto 152/2020, a Prefeitura de Irati estabeleceu que a quota única do IPTU 2020, poderá ser paga em 10 de agosto próximo, com desconto de 10%.

O desconto de 10% para pagamento em quota única não incide sobre a TI e sobre a CIP, cobrada sobre os imóveis não edificados.

O IPTU, Taxa de Combate a Incêndio (TI) e a Taxa de Custeio de Iluminação Pública (CIP), poderão ser pagos em cota única ou em até 06 seis parcelas, sendo o valor mínimo da parcela de R$ 30,90.

Por motivo da pandemia de COVID-19 as parcelas um, dois e três, que têm vencimento respectivamente em julho, agosto e setembro, poderão ser pagas sem correção, multa e juros, nos vencimentos prorrogados, estipulados para outubro, novembro e dezembro.

 


Veja Também