Notas informativas Prefeitura Municipal de Irati - 29/06

Aulas teóricas presenciais das autoescolas serão autorizadas

No último dia 26, o prefeito Jorge Derbli fez um pronunciamento comunicando que, atendendo a um pedido feito pelas autoescolas da cidade, será emitido um decreto nesta semana, autorizando o retorno das aulas teóricas presenciais. Entretanto, para que isso venha a ser estabelecido, estes estabelecimentos precisaram elaborar e presentar um plano de trabalho, detalhando a forma de funcionamento e as condições de segurança, como distanciamento, número reduzido de alunos e higiene, entre outros cuidados necessários e já de conhecimento de todos.

“A aula presencial é uma das etapas que a pessoa precisa cumprir para tirar a carteira, sem a qual não consegue a emissão da CNH”, explicou o prefeito. Derbli comentou que muitas pessoas estão apenas aguardando isso para dar seguimento ao processo.

“O nosso posicionamento é para que estas necessidades sejam atendidas e estas pessoas possam dar continuidade à sua documentação, mas este retorno só será viabilizado se respeitadas todas as orientações. E esse plano de trabalho que recebemos das autoescolas é um compromisso que elas assumem”. O prefeito citou como exemplo as salas de aula destes estabelecimentos que, em média, em situação normal comportam 35 pessoas por turno, neste retorno deverão acolher no máximo 10 para a aplicação destas aulas.

“Muitas pessoas precisam da carteira de motorista para diversas situações do dia-a-dia, inclusive para mais chances na obtenção de um emprego, para sua sobrevivência”, justificou o prefeito.

 

Sala do Empreendedor de Irati ganha segundo Troféu Ouro do Sebrae

Na tarde de sexta-feira (26), em sistema de videoconferência, a Sala do Empreendedor de Irati foi premiada com o Troféu Ouro em atendimento, concedido pelo Sebrae. Todas as salas do Paraná, que se inscreveram, receberam uma pequena urna lacrada com um cadeado e, pela internet, a coordenação da premiação anunciava os quatro números que deveriam ser posicionados no cadeado para destravá-lo.

Pela ordem, primeiro foram anunciados os códigos do Troféu Bronze, em seguida os do Troféu Prata e, por último, os números que destravariam a premiação máxima, e que acabou contemplando Irati. É o segundo ano consecutivo que Irati é premiado com o Troféu Ouro em atendimento, o que evidencia a qualidade do serviço prestado pela Sala do Empreendedor em nosso Município.

Dos 399 municípios do Paraná, 165 se inscreveram para a premiação.

 

Vandalismo no Parque da Vila São João

Neste final de semana foi registrado novo vandalismo em obras municipais em Irati. Desta vez, os vândalos arrebentaram o cadeado de um depósito e roubaram materiais da empresa contratada que executa atualmente a conclusão do paisagismo do novo Parque da Vila São João.

É frequente a ação de marginais em obras públicas e em diferentes áreas de lazer no Município. Já na semana passada, vândalos danificaram o alambrado da arena sintética do Parque Aquático, invadiram o local – que está fechado por obediência às normas sanitárias – e arrancaram as faixas de delimitação esportiva.

Recentemente, a quadra poliesportiva coberta da Vila São João, e o chafariz da Praça Etelvina Gomes foram alvo da ação de marginais.

Estas pessoas não entendem que suas ações irresponsáveis acabam revertendo em prejuízos a elas próprias, pois o custo do que será empregado para reverter os estrados que causam, deixará de ser empregado em outros benefícios a que poderiam ter acesso.

 

Irati terá novo serviço de atendimento em Saúde

O prefeito Jorge Derbli anunciou que, nos próximos dias, Irati passará a contar com um novo serviço de atendimento em Saúde.

Através de um número de telefone com ligação gratuita, 0800, passará a funcionar o “Ligue Saúde Irati”. O prefeito explica que, “como neste momento vem sendo solicitado que as pessoas só saiam de casa por razões de absoluta necessidade, a população terá uma alternativa de, dentro da sua casa, esclarecer suas dúvidas sobre qualquer área de saúde, diretamente com um médico, um enfermeiro ou outro especialista da área”.

Derbli comenta que será uma oportunidade de o cidadão, mesmo remotamente, relatar algum sintoma físico, por exemplo, e ser ouvido por um profissional de saúde que, municiado de suas informações, possa orientar que atitudes tomar.

“Estamos providenciando tudo para que este novo serviço comece a funcionar o quanto antes, provavelmente esta semana ainda, para que as pessoas não precisem se deslocar até um posto de saúde para buscar orientações, e possam tirar suas dúvidas através de uma ligação gratuita”, complementa o prefeito, acrescentando ainda que a iniciativa busca também contornar a prática comum da automedicação.

 

Assistência Social promove live "Velhices Importam"

Hoje, dia 29, logo mais a partir das 14h, a Secretaria de Assistência Social de Irati promoverá uma live (transmissão ao vivo) pelo Facebook com o tema "Velhices Importam: um olhar interdisciplinar".

O evento será mediado por Denis Cezar Musial, e os profissionais participantes serão:

Marisa Accioly, assistente social, doutora em Saúde Pública, especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Gerontologia e Geriatria (SBGG) e Docente do curso de Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP), que vai falar sobre o tema "Redes de Apoio e Políticas Públicas para a pessoa idosa";

Juliana Ferreira Marcolino Galli, fonoaudióloga, com doutorado em linguística aplicada e estudos da linguagem, que vai falar sobre o tema "Demências na População Idosa";

Sérgio Marcio Pacheco Paschoal, médico geriatra, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Gerontologia e Geriatria (SBGG), doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e ex-coordenador da Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo, que vai falar sobre o tema "Cuidados com a Saúde da População Idosa".

A live será transmitida tanto pela página da Secretaria Municipal de Assistência Social (bit.ly/3cd22pu), quanto pela página da Prefeitura de Irati (bit.ly/2zFygwn).

 

 

Carnês do IPTU e taxas estão sendo entregues

Estão sendo entregues pelos Correios os carnês do IPTU e das taxas, referentes ao ano de 2020. Através do decreto 152/2020, a Prefeitura de Irati estabeleceu que a quota única do IPTU 2020, poderá ser paga em 10 de agosto próximo, com desconto de 10%.

O desconto de 10% para pagamento em quota única não incide sobre a TI e sobre a CIP, cobrada sobre os imóveis não edificados. Em caso de parcelamento, a primeira parcela será em 10 de julho.

O IPTU, Taxa de Combate a Incêndio (TI) e a Taxa de Custeio de Iluminação Pública (CIP), poderão ser pagos em cota única ou em até 06 seis parcelas, sendo o valor mínimo da parcela de R$ 30,90.

Por motivo da pandemia de COVID-19 as parcelas um, dois e três, que têm vencimento respectivamente em julho, agosto e setembro, poderão ser pagas sem correção, multa e juros, nos vencimentos prorrogados, estipulados para outubro, novembro e dezembro.

Já o decreto 153/2020 determina que o ISSQN fixo, pode ser pago em cota única em 10 de setembro, ou em até quatro parcelas, a partir desta data. A Taxa de Vistoria e Funcionamento Regular (TVFR), e a Taxa de Licença e Localização (TLL) poderão ser pagas em cota única em 10 de setembro.

Pelo link a seguir, é possível também consultar, baixar e imprimir o carnê do IPTU e das Taxas: bit.ly/2Bbhoyj

O telefone para informações é o 3132 6138. Quem não receber o boleto em casa e não conseguir acessar pelo site oficial, poderá ainda fazer a retirada no setor de Tributação da Prefeitura de Irati.

 

Pré-Natal e Ambulatório de Saúde Mental vão mudar de endereço

A partir do dia 06 de julho, próxima segunda-feira, dois importantes setores da Saúde em Irati estarão atendendo em novo endereço. Tanto o Ambulatório de Saúde Mental quanto o Pré-Natal, que atualmente estão situados na Rua Zeferino Bittencourt, 1252, passarão a funcionar no antigo prédio do Pronto Atendimento, localizado na Rua Vitória de Monte Castelo, esquina com a Rua João Zarpelon, nas proximidades do Estádio Municipal Abrahm Nagib Nejm.

Devido à mudança, ambos os setores estarão fechados na tarde de QUINTA (02) e na SEXTA-FEIRA (03), o dia todo.

Informações sobre o Ambulatório de Saúde Mental podem ser obtidas pelo telefone 3907 3146. Para informações sobre o Pré-Natal, o número é o 3907 3164.

 

Família Acolhedora pode ajudar crianças ou adolescentes

Seja uma Família Acolhedora e ajude uma criança ou adolescente passar por um momento difícil da sua vida. A Prefeitura de Irati ajudará com as despesas pagando um auxílio financeiro de um salário mínimo.

Entre em contato pelo telefone 9 9107 9780 para mais informações.

 

CAIC João Paulo II promove "Grande Pastelada" pelo sistema drive-in

Nesta SEXTA-FEIRA, dia 03, a Escola Municipal João Paulo II realiza a "Grande Pastelada do CAIC", com venda de pastéis de carne por R$ 3 a unidade.

O valor arrecadado será destinado ao fundo da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) da instituição.

Em respeito às medidas de contenção à COVID-19, as vendas serão feitas pelo sistema drive-in, com entrega no estacionamento. A escola fica situada na Rua das Castanheiras, nº 80, no bairro Vila São João.

 

Boletim da Covid-19 do dia 29/06

Segundo o boletim da Covid-19 emitido pelo setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Irati no dia de HOJE (29/06), a situação em Irati atualmente encontra-se neste índice:

CONFIRMADOS - 28

INTERNADOS – nenhum

ISOLAMENTO DOMICILIAR – 4

RECUPERADOS - 24

ÓBITOS - nenhum

CASOS EM INVESTIGAÇÃO – 52

 

Prazo de licitações encerra HOJE (29)

Duas licitações solicitadas pela Secretaria de Agricultura de Irati, na modalidade “PREGÃO ELETRÔNICO” têm o prazo final encerrado HOJE (29). São processos para aquisição de equipamentos e materiais diversos para a Feira do Produtor Iratiense e para o Centro Municipal de Processamento de Alimentos. Saiba mais detalhes.

Pregão eletrônico de materiais para Feira do Produtor

Ainda hoje, dia 29/06, estão sendo aceitas propostas de empresas interessadas em participar de licitação na modalidade de PREGÃO ELETRÔNICO, do tipo menor preço unitário. Os materiais serão destinados à estruturação da Feira do Produtor Iratiense, a pedido da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar.

 


Veja Também