O Jornal sendo usado para ensinar.

O 4º ano da Escola Municipal São José do município de Rebouças realizou o projeto “Gêneros Textuais Discursivos Que Circulam Nas Esferas Sociais Do Jornal Impresso (Jornal Folha De Irati) ”.

O objetivo do projeto foi despertar o interesse dos alunos pelos gêneros textuais por meio da leitura e escrita em jornal impresso, incentivar o hábito da leitura do material impresso, diferenciar os gêneros textuais que integram o jornal e estimular o prazer e gosto pela leitura de diferentes tipologias.

As professoras Elizangela, do Rocio Cordeiro e Joceane de Paula, responsáveis pelo projeto realizaram a apresentação do material, deixaram os alunos o manusearem para apreciar e conhecer como um todo. Após esta integração, foi trabalhada a leitura de imagens, tamanhos e formas de letras, e os diferentes tipos de gêneros que compõem o jornal. Então iniciaram as atividades orais e escritas, com conceitos e definições, mostrando de forma pratica a diferença entre as mídias (rádio, televisão e jornal impresso), com objetivo de esclarecer aos alunos a importância desses meios de comunicação.

Os gêneros trabalhados foram: anúncio publicitário, tiras, charge, entrevista, noticia, reportagem, crônica e propaganda.