Oito pessoas da mesma família são diagnosticadas com Covid-19 em Irati

Durante a coletiva de imprensa realizada pela Prefeitura de Irati, na tarde desta segunda-feira (06), com autoridades da Saúde e com o prefeito Jorge Derbli, em que foram anunciadas novas medidas para o município, a secretária, Jussara Aparecida Kublinski Hassen, afirmou que oito pessoas da mesma família foram infectadas pelo coronavírus, em Irati.

De acordo com Jussara, os pacientes confirmaram a realização de um churrasco. Ela destaca que o momento é grave e precisa haver colaboração. “Estamos aqui com um caso de oito pessoas de uma mesma família positivadas para a Covid-19. É preciso que cada ação para reduzir o avanço do contágio e propagação seja abraçada e que, inclusive, encontros familiares sejam descartados”. A secretária não especificou a idade dos pacientes e quando ocorreu o caso, mas disse que há crianças e idosos na família. 

Agostinho Basso, coordenador do comitê de crise da Covid-19 em Irati, comentou que a maioria dos casos confirmados do município são de pessoas que estiveram em churrascos e festas de aniversário, além da utilização do narguilhe. “A gente está pedindo encarecidamente, para fazer outros tipos de alimentos nos fins de semana. De todos os casos que nós tivemos em Irati, a grande maioria foi de festas de aniversário em família, porque aí vem só os parentes, mas cada um trabalha em um lugar, tem contato com pessoas diferentes, e quando chega ninguém usa máscara, faz roda de churrasco com amigos e aglomerações, também tem a utilização e compartilhamento do narguilhe”. 

Por isso, a Secretaria pede que a população fique em casa e evite estes tipos de eventos com familiares. "Cada familia na sua casa, não é visitar porque é meu parente, é isolamento social mesmo. Hoje, contamos com três pontos de coletas para atendimento da Covid-19, mas preferimos que as pessoas fiquem em casa do que vão fazer coleta. Foi muito grande a porcentagem em poucos dias no aumento de casos, por isso as novas decisões são muito importantes", disse Jussara. 

Comentários estão fechados.