Pêssanka: a beleza da arte ucraniana estampada em ovos

Saiba o que esta arte significa para os descendentes de ucranianos e como ela é confeccionada
Pêssankas são feitas com cera de abelha, utilizando uma pena de escrever recobrindo os desenhos conforme as cores a serem representadas (Foto: PMP)

Os famosos ovos coloridos, que fazem parte da tradicional arte ucraniana, também são um símbolo de Prudentópolis. O trabalho de pintura, feito a mão há milhares de anos, é mais que um artesanato: suas formas passam mensagens de fé e cultura.

Para entendermos melhor sobre a simbologia das Pêssankas para os descendentes de Prudentópolis, a secretária de Cultura do município, Nadir Vozivoda, conta mais sobre este ovo colorido que mantém viva a tradição de um povo.

Para começar, você sabe o que significa a palavra Pêssanka? “Pêssanka vem da palavra ‘pessate’ (Писати), que significa escrever. Então, o que temos como pêssankas são ovos escritos, em que os desenhos são símbolos que representam a materialização do que se deseja ao nosso semelhante”, descreve Nadir.

COMO É FEITA A PÊSSANKA

Ela explica que, para se fazer uma Pêssanka, os desenhos devem ser produzidos com cera de abelha, utilizando uma pena de escrever, recobrindo os desenhos conforme as cores a serem representadas em que a simbologia tem seu significado. Dois exemplos são a reprodução de um peixe, que é associado diretamente ao cristianismo, e o desenho de um triângulo, que, entre seus significados, remete à Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). Veja a figura representativa com os significados na confecção das Pêssankas.

COMO APRENDER

É claro que, em Prudentópolis, é possível aprender a confeccionar as Pêssankas. São várias as opções para quem deseja aprender um pouco mais sobre a arte ucraniana. “Existem vários espaços onde se aprende a escrever as Pêssankas, principalmente no período que antecede a Páscoa, em casa com a família, algumas escolas ensinam na disciplina de arte e nos cursos do Celem”. A secretária também lembra que, quase todas as comunidades do interior de Prudentópolis, vinculadas às igrejas ucranianas, ofertam mini cursos para aprender a fazer os ovos coloridos.

Na Casa da Cultura de Prudentópolis, também é ofertado o Curso de Pêssankas como modalidade de artesanato, segundo Nadir. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (42) 3908-1077.

AS PÊSSANKAS GIGANTES DE PRUDENTÓPOLIS

Foto: Sec de Cultura e Turismo
Pêssankas gigantes fizeram sucesso na Páscoa deste ano, como destaque na ornamentação das praças da cidade

O município está, cada vez mais, focado em promover o turismo local e as Pêssankas Gigantes, que fizeram sucesso na Páscoa deste ano, fazem parte de um projeto de ornamentação da cidade nos períodos festivos, como o Natal e as Festas Juninas, que também têm grande representatividade.

De acordo com Nadir, a ideia surgiu como forma de apresentar este símbolo da cultura ucraniana em tamanho maior nas praças da cidade. A ornamentação deu certo e fez sucesso entre os visitantes e turistas de Prudentópolis.

“Para o período da Páscoa, nada melhor que as Pêssankas, tendo em vista que estas já se tornaram um artesanato característico da nossa cidade, onde muitos artesãos se dedicam, exclusivamente, para esta arte”, observa ela.


Veja Também