PR-364 se torna um canteiro de obras

Agora é fato! Finalmente, as obras de pavimentação da PR-364, estrada que liga Irati a São Mateus do Sul, começaram. As equipes da empreiteira responsável estão concentradas na região de Irati realizando serviços de drenagem. Serão pavimentados 49 km com um investimento de quase R$ 109 milhões. A previsão é de que todo o serviço seja concluído em novembro de 2020.

As obras neste trecho foram iniciadas silenciosamente. De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Seil), Sandro Alex, este é um estilo adotado pelo novo governo. “Esta obra é muito importante para a região e nós fizemos diferente. Eu tenho um slogan que fala: menos conversa e mais resultado. E, junto com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, falamos o seguinte: vamos colocar a obra em andamento porque já foram feitos tantos e tantos anúncios, que nós decidimos começar em silêncio”, explica Alex.

Segundo ele, o governo deve fazer uma grande fiscalização. “Porque o que a população quer é a construção, é ver máquina na pista, gente trabalhando e eu estou acompanhando tudo. Tenho imagens aéreas e vou ver pessoalmente porque sou da região”. O secretário ainda destaca que é uma honra poder estar participando do governo estadual, no momento em que esta obra, muito aguardada, está sendo executada.

FASE INICIAL DA OBRA

Nesta primeira fase da obra, está em andamento, a limpeza com a supressão vegetal e remoção da camada vegetal. Na sequência, devem ser executados os serviços de drenagem profunda com a construção de bueiros, galerias e drenos. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), após a conclusão desta etapa, serão iniciados, a partir desta sexta-feira (17), os serviços de terraplenagem – cortes e aterros.

Em relação às obras de drenagem, a PR-364 receberá mais de 100 bueiros – um triplo já está em fase de construção com 1,5 m, na comunidade de Faxinal dos Francos, em Rebouças. Também estão incluídas galerias celulares para transposição de talvegues e uma ponte de 14 metros de extensão sobre o Rio Turvo.

Ao final da obra, a rodovia contará com faixas de rolamento de 3,50 metros de largura e acostamentos de dois metros de largura, totalizando 11 metros de plataforma pavimentada, com sinalização adequada e dispositivos de segurança implantados.  

“O projeto também prevê uma interseção em desnível no cruzamento da PR-364 com a BR-153 no município de Irati. Este dispositivo garantirá maior segurança aos usuários, pois minimiza conflitos entre os fluxos de veículos que trafegam pelas duas rodovias, além de propiciar maior fluidez ao tráfego local”, informa a equipe do DER à Folha.

DESVIO NO RIOZINHO

Conforme já foi anunciado, haverá uma mudança no trajeto da rodovia onde fica o bairro Riozinho. “O projeto prevê um desvio, o qual denominamos de variante, que terá uma extensão de 1.300 metros, que se finda na futura interseção em desnível com a BR-153. Tal variante tem por objetivo retirar o tráfego de longa distância que hoje utiliza a via que intercepta o bairro”, explica o DER.

DESAPROPRIAÇÃO DE ÁREAS

Para que a obra possa seguir o projeto no que diz respeito ao seu novo traçado, será necessária a desapropriação de algumas áreas. “Com este objetivo, o DER/PR já concluiu o projeto de desapropriação de todo trecho e, atualmente, já possui técnicos em campo entrando em contado com os proprietários, visando a coleta de documentação”. Com isto, poderão ser iniciados os trabalhos de avaliação das terras a serem ocupadas, conforme as normas vigentes.

ORIENTAÇÃO DE TRÁFEGO

Toda grande obra causa transtornos. Então, os usuários e moradores vizinhos da PR-364 devem trafegar com cautela e estarem atentos à sinalização. Como sugestão de desvio para os usuários que vão de Irati em direção a Rebouças ou São Mateus do Sul, a rota indicada é a BR-153.

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