Praticar atividade física auxilia na fortificação dos ossos.

A Osteoporose é uma doença nos ossos que afeta principalmente as mulheres que estão na pós-menopausa. Três a cada quatro portadores dessa doença são do sexo feminino.

Os ossos são formados por colágeno, potássio, fósforo, cálcio, dentre outras substâncias. A maioria do cálcio do corpo está localizado nos ossos, ou seja, apenas 1% está em outras partes do corpo, e por isso, ingerir alimentos ricos em cálcio é muito importante.

Legenda

A atividade física é um fator importante para a ganho e manutenção da massa óssea. Isso ocorre devido aos nossos neurônios, pois, estes mandam efeitos elétricos que estimulam a absorção do cálcio nos ossos, e assim, proporcionam a formação de novas células ósseas. Atividades como correr, saltar e lançar são muito benéficas para este processo.

Há casos de pessoas com idade entre 30 e 40 anos que melhoram os seus ossos com a prática de atividade física. Pois, após uma certa idade os ossos começam a ficar mais frágeis, principalmente os das mulheres.

A OSTEOPOROSE é uma doença que gera perda acelerada da massa óssea durante o envelhecimento, pois, diminui a absorção do cálcio e de minerais. 

Pessoas com OSTEOPOROSE devem praticar atividade física regular e monitorada por um profissional da área. Recomenda-se uma alimentação direcionada e tratamento médico, pois, em alguns casos, pode ocorrer a recuperação da massa óssea.


Veja Também