Prefeito de Rio Azul se recupera bem da Covid-19

Rodrigo Solda teve o resultado positivo para a doença no domingo (26) e está em casa
Rodrigo Solda, prefeito de Rio Azul, está em isolamento domiciliar cumprindo todos os protocolos e auxiliando nos serviços da Prefeitura por meio do celular (Foto: Patricia de Paula)

O prefeito de Rio Azul, Rodrigo Solda, testou positivo para a Covid-19, no domingo (26), os primeiros sintomas apareceram na sexta-feira (24), em que ele foi fazer o teste na Unidade de Saúde do município. Na quinta-feira (30), ele já apresenta uma boa melhora no estado de saúde.

Em entrevista à Folha de Irati, por vídeochamada, Solda contou que teve uma febre diferente muito forte que era alternada, além da tosse e espirro, foram esses sintomas o que levou a procurar assistência. Neste momento, o prefeito já não está sentindo mais dores, não toma medicação especifica, está apenas cumprindo o isolamento, desde sexta-feira, quando realizou o teste.

Rodrigo tem rinite, e sentiu que estava com a imunidade mais baixa, porém, não sabe como adquiriu a doença, pois sempre cumpriu todas as normas de prevenção. “Todos que iam me visitar viam que eu usava máscara, não tinha cumprimento, várias pessoas que passaram por lá (gabinete) faziam o protocolo por cautela. Fui muito surpreendido. Acredito que não foi alguém do meu meio que me contaminou, foi fora, em ambiente de circulação, até mesmo fora da Prefeitura, algum momento de deslize”, disse. O prefeito também destaca que não viajou nos últimos 14 dias.

Como Rodrigo já apresenta melhora, ele acredita que na próxima semana será liberado para voltar ao trabalho, mas primeiro fará um novo teste para ver se está curado da doença. Ele aguarda a liberação do sistema de Saúde.

Ele conta como estão os dias em casa no isolamento. “Depois de três anos me deram férias sem querer, essa é a sensação. Na verdade, a cabeça não para, só o corpo. A gente sabe que tem várias coisas, já tenho novidades para apresentar, mas agora vou ter que aguardar, tem mais situações que a gente está em tratativa. A gente continua, pelo celular, fazendo os serviços necessários para não parar nada”.

O prefeito também deixa uma mensagem às pessoas e alerta sobre os cuidados. “Eu sou o exemplo de que qualquer pessoa pode pegar o vírus, por mais que se proteja, cumpra as regras de higiene, pode ser infectado. O mais importante agora é proteger quem está perto e se proteger, cada um tem que ter a sua responsabilidade”, destaca. Rodrigo também comenta sobre o trabalho da Saúde, que pôde ver mais de perto, que fazem um serviço diferenciado, como ir ao Lar dos Velhinhos de cinco a seis dias para monitorar os idosos para não precisarem sair.

CONTATOS

Dos funcionários da Prefeitura que tiveram contato direto com o prefeito, 12 estavam em casa, em isolamento, aguardando o resultado, os quais oito já deram negativo para a doença e podem voltar ao trabalho normalmente.

PREFEITURA

Quem está na coordenação do gabinete neste período de isolamento do prefeito é o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Andre Gembarowski, que fez o teste ante e resultou negativo. A Secretária de Administração, Ana Silvia, não teve contato com o prefeito neste período, pois estava na pasta da Saúde, como coordenadora, devido ao decreto municipal de disponibilizar funcionários para auxiliar nos serviços e continua a frente. Quem cuida dos serviços externos, é Nelson Kuchinski, após o afastamento do secretário, porém, com o resultado negativo, Geraldo irá voltar ao trabalho.

No prédio, na área do gabinete, foi feita a limpeza e higienização. Também, os funcionários foram alertados para não permanecerem no espaço, nos corredores, para não ter risco a saúde.


Veja Também