Reunião define início do funcionamento do SAMU em Irati

Serviço deve começar no final de janeiro deste ano
Reunião com autoridades locais definiu para o dia 30 o início do funcionamento do SAMU (Foto: Assessoria PMI)

No último dia 10, na Prefeitura, aconteceu reunião que definiu para o dia 30 deste mês o início do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Irati, com uma ambulância chamada de Unidade de Suporte Avançado (USA), e outra Unidade de Suporte Básico (USB). Na região da Amcespar, outras três USBs estarão operando nos municípios de Imbituva, Inácio Martins e Rio Azul.

Participaram do evento o prefeito Jorge Derbli, o diretor do Consórcio CIMSAMU, Jaime Menegoto Nogueira, o presidente da Câmara, Nei Cabral, a secretária de Saúde de Irati, Jussara Aparecida Kublinski Hassen, a comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Carla Adriana Spak Sobol, representantes da 4ª Regional de Saúde e secretários municipais.

Através do número 192, de ligação gratuita, o SAMU presta socorro à população nas residências, locais de trabalho e vias públicas. A equipe é composta por condutor de ambulância, técnico em enfermagem e médico, todos capacitados em atendimento de urgência e emergência. Em Irati, irá operar junto ao Corpo de Bombeiros.

O que é

O SAMU é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que atende os casos de urgência e emergência, financiado pelo Governo Federal, Estadual e Municipais, com a finalidade de melhorar o atendimento à população. Foi criado em 2003 e faz parte do Política Nacional de Urgências e Emergências.

O serviço SAMU 192 É responsável pela regulação de todos os atendimentos de urgência via telefone, pelos atendimentos móveis que dispensam as viaturas e pelas transferências de pacientes aos hospitais.


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