Sábados Literários aproximam população da literatura

Encontros acontecem no Clube do Comércio todos os meses
["Professor, doutor Milan Puh, palestrou sobre os autores croatas Radovan Iv\u0161i\u0107 e Drago \u0160tambuk, no \u00faltimo s\u00e1bado (6) "] (Foto: Assessoria Unicentro)

Há sete anos acontecem em Irati os Sábados Literários. Com o intuito de criar mais vínculo com a literatura, a organização realiza palestras para a população, falando sobre autores mundiais, mostrando tipos de escrita e linguagem.

O projeto é uma parceria da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Prefeitura de Irati, Academia de Letras, Artes Ciências e (ALACS), Caminhos do Paraná, Sebo Centenário e Fundação Denise Stoklos, em que trazem professores, mestres e doutores de vários locais do Brasi,l e até pessoas de fora do país, para realizar palestras falando sobre literatura.

No sábado(6), um croata palestrou sobre os autores de seu país, Radovan Ivšić e Drago Štambuk. Autoridades locais e prestigiadores da cultura no município participaram do evento. Em todas as edições, mais de 50 pessoas participam do evento, que reúne, na sua maioria, estudante da própria universidade.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Edson Santos Silva, o objetivo é singelo, “é um encontro uma vez por mês para tratar de nomes importantes na literatura mundial. Este ano teremos 17 palestras, porque o projeto já se desenvolve há algum tempo e todos os convidados disseram sim”, disse.

Os palestrantes que vão até o local não recebem pró-labore, apenas hospedagem, comida e transporte. “Quem trabalha com arte tem muita generosidade. Então, na verdade, o projeto existe há sete anos por conta dessa crença das pessoas que trabalham com arte de acreditar que a palavra, a arte, e sobretudo, a literatura humaniza”, comenta. Em todos os eventos há sorteio de livros patrocinados pelo Sebo Centenário.

Cristina Andrade participa dos Sábados Literários desde o ano passado, como estudante de Letras na Unicentro, ela comenta do enriquecimento que os encontros trazem para todo o estudo. “Para gente de Letras e para a comunidade é uma ótima experiência, porque aprendemos muito sobre a literatura e autores que a gente não leu, conhecemos coisas diferentes e os palestrantes sempre vem com uma bagagem muito grande. Contribui muito para a nossa formação”, comenta.

O juiz da comarca de Rebouças, James Byron W. Bordignon, é um dos adoradores do evento, e sempre participa. Neste sábado, foi um dos sortudos que ganhou um livro de presente. “É um evento extraordinário para a região. Hoje nós tivemos uma presença internacional, que veio falar sobre a literatura croata, é uma grande oportunidade para Irati e região”, observa.

O secretário de Cultura, Alfredo Van der Neut, esteve prestigiando o Sábado Literário e comenta sobre a importância do projeto. “Esse evento vem agregando conhecimentos e também um pouco da história, daquilo tudo que faz parte da nossa cidade. Apoiamos a Unicentro, com a liberação de um espaço que estamos estudando mudar para a Casa da Cultura depois de reformada, em um espaço aberto”, disse Van der Neut.

Herculano Batista Neto, presidente da ALACS também fala dos encontros e da contribuição que ele traz a Irati. “Se tornou um evento muito maduro, agrega, não só ao público da universidade, mas a toda a população. Se tornou, ao longo dos anos, um evento de muita qualidade. Uma das funções primordiais da academia é fomentar a cultura, divulgar, fazer com que ela esteja permeando pelos nossos ares, por isso estamos sempre dispostos em eventos como este”, disse.

As inscrições para o Sábado Literário podem ser feitas pelo site evento.unicentro.br/site/sabadosliterarios/2019. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 42 3907-3158 ou 42 991488021, ou no e-mail [email protected] .

 

PROGRAMAÇÃO

Confira a programação completa até o final do ano, os palestrantes e sobre o que será discutido na palestra.

13/04 Professora doutora Margie Gandara Rauen (Unicentro/PPGE), Denise Stoklos.

27/04 – Professora doutora Sonia Pascolati (UEL), comentando sobre Plínio Marcos

11/05 – Professora doutora Cristina Maria Paes dos Santos (Unicentro/I) – Lídia Jorge

25/05 - Professora mestre Carolina Filipaki de Carvalho (Unicentro/I) – Eliane Brum

08/06 - Professor doutor Paulo Soethe (UFPR) e doutora Sibele Paulino (Unicentro/G) – “Heinrich e Thomas Mann de volta ao Brasil: O Súdito e A Montanha Mágica em tradução”.

29/06 - Professora doutora Marileia Gartner (Unicentro/I) - Corpo Santo pelo Olhar de Assis Brasil

06/07  -Professora doutoranda Talita Baldin (UFF) Antonin Artaud

03/08 - Professora doutora Adenize Franco (Unicentro/G) - Natalia Borges Polesso

31/08 - Professora doutora Nilceia Valdati (Unicentro/G) - Verônica Stigger

14/09 - Professora doutora Denise Witzel (Unicentro/I) - Carolina Maria de Jesus

21/09 - Professor doutorando Artur Ribeiro Cruz (UNE/SP/IFPR/I) - Guimaraes Rosa

28/09 - Professora doutora Stela de Castro Bichuette da Silva (Unicentro/I) - Adelino Magalhães

23/11 - Professor doutor Paulo Gregório da Silva (Unicentro/I) - Shakespeare

30/11 - Professor doutorando Thiago Cavalcante Jêronimo (UPM/MACKENZIE) - Fotobiografia de Clarice


Veja Também