Saiba quais carros não pagam o IPVA 2020 de acordo com o ano de fabricação

Os proprietários de veículos devem todos os anos pagar o Imposto sobre Propriedade Veicular Automotiva (IPVA). Mas dependendo do estado e do ano de fabricação do seu veículo não é necessário pagar o imposto.

Veja abaixo quem pode receber isenção do IPVA de acordo com a regra de cada estado que considera o ano de fabricação do veículo:

20 anos: Alagoas, Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul;

18 anos: Mato Grosso;

15 anos: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins;

10 anos: Roraima, Goiás e Rio Grande do Norte;

Produzidos até 1985: Santa Catarina;

Redução progressiva do valor do imposto: Minas Gerais e Pernambuco.

Como saber a data de fabricação do carro?

Os motoristas devem olhar no documento do carro para saber o ano de fabricação do veículo. No Certificado de Registro do Veículo (CRV) ou Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV), constam dois números:  “ano de fabricação” e o “ano-modelo”. Para cálculo do IPVA, é considerado o “ano de fabricação” para a avaliação do valor venal.

Daí pra saber se tem direito à isenção do IPVA é só subtrair o ano atual pelo ano de fabricação do veículo e verificar se o resultado coincide com validade referente a regra do seu estado.

Pessoas físicas, lojistas e a tabela FIPE* consideram o “ano de fabricação” para determinar uma referência de valor de mercado.

*A tabela FIPE foi criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e é a principal referência no mercado de carros usados e seminovos, ainda é usada como base para contratos e seguros.

Comentários estão fechados.