Secretaria de Cultura retoma obras paralisadas

A Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico vem desenvolvendo projetos tanto no meio urbano de Irati, quanto no espaço rural. Recentemente, foi inaugurado o Centro Cultural do Guamirim, que estava com as obras paralisadas, assim como a Casa da Cultura que retomou após quatro anos.

Segundo o secretário de Cultura de Irati, Alfredo Van der Neut, estão sendo feitas melhorias na Casa da Cultura para que o espaço fique mais adequado do que estava, pois antes não tinha nem condições para receber cadeirantes até o segundo andar da casa, agora contará com rampas e elevador.

Na parte térrea será feito um museu, “faremos a catalogação de materiais que revelam os costumes da região, trazendo o que as pessoas têm em suas casas e sedem gratuitamente à prefeitura. Tudo o que fez parte da nossa cultura, das pessoas que aqui viveram, os utensílios domésticos, máquinas fotográficas, rádios, coisas que já não estão mais em moda, mas que funcionaram muito bem”, explica Van der Neut.

A parte superior da Casa terá os cômodos destinados à eventos culturais, onde apenas uma sala ficará para o Memorial Ferroviário. “Exposições e tudo que é de interesse cultural da cidade, nós queremos registrar, fazendo com que funcione nesse espaço”, comenta o secretário.

ATIVIDADES CULTURAIS

Algumas atividades que já existiam estão sendo retomadas pela Secretaria, por exemplo, o jantar de “Valores da Nossa Terra”, o FIMUSA,o projeto de Cicloturismo no Pinho de Baixo. Outros eventos que trazem a cultura das etnias italiana, polonesa, ucraniana, serão repensados e trazidos para o cotidiano,além dos eventos maiores como a Festa do Pêssego e o Rodeio que sempre têm apoio da Secretaria.

A pasta oferta aulas de música no Clube do Comércio, que são gratuitas. Parcerias estão sendo firmadas com a Caminhos do Paraná que irá repassar em torno de 100 mil reais para a Secretaria de Cultura.

Há também o ofícioque será encaminhado ao deputado Artagão Júnior, que vai apadrinhar o projeto de revitalização da Casa do IAPAR, permitindo que a população tenha acesso àquele patrimônio histórico e cultural do município.

REVITALIZAÇÃO DO PARQUE

Nos últimos meses, o Parque Aquático foi muito bem aproveitado pela Prefeitura, com diversas atrações no Natal, Ano Novo e agora no Carnaval.

O secretário fala a respeito das melhorias no parque. “O espaço de caminhada é o mais utilizado pelas pessoas no dia a dia, todas as manhãs e tardes você vê um grande número de pessoas fazendo exercícios, por isso temos a revitalização nas pistas de caminhada e de ciclismo, além de piqueniques e encontros com a família”.

Ele afirma já houve muitas mudanças, mas ainda há muito o que se fazer para dar qualidade ao lazer dos iratienses. Há ideias para futuros projetos como um coreto para músicas aos finais de semana e os pedalinhos devem voltar a funcionar.

ARTESÕES DE IRATI

A Secretaria apoia os artesões de Irati, por isso conseguiu um novo espaço para que eles possam comercializar seus produtos. Antes ficavam onde hoje é a Secretaria de Cultura, atualmente têm uma sala na Rodoviária, onde o fluxo de pessoas é maior, proporcionando a melhoria do comércio, segundo afirmou o secretário.

Comentários estão fechados.