Secretaria de Educação realiza projetos de incentivo ao esporte, educação ambiental, leitura e combate contra as drogas

Ações como Proerd, Folha Escola, Esporte e Cidadania da Escola, Campo Limpo – Programa de resíduos sólidos e coleta seletiva
Alunos de Rio Azul durante formatura do PROERD em 2018 (Foto: Prefeitura de Rio Azul)

A Secretaria de Educação de Rio Azul, a cada ano vem realizando importantes atividades no município, para desenvolver cada vez mais o ensino de seus alunos. Os profissionais trabalham para garantir o acesso de toda população à vida escolar, sejam crianças, jovens ou adultos, além de também buscar propiciar condições para o desenvolvimento integral do processo de ensino – aprendizagem.

Atualmente a rede conta comdez Escolas e quatro CMEIs, em um total de 1394 alunos, além do que é ensinado em sala de aula, outros projetos são realizados pela secretaria, como Proerd, Folha na Escola, Esporte e Cidadania da Escola, Campo Limpo – Programa de resíduos sólidos e coleta seletiva. Para o fim de ano, cada instituição de ensino fará sua confraternização com os alunos na semana do dia 16 a 18 de dezembro e no dia 19 cada escola fará o encerramento com seus professores.

A secretária de Educação de Rio Azul, Igleci Popovicz, avalia o ano letivo. “O período de 2019 foi de muito trabalho, estudo, adequações e com parceria entre escola e família que é primordial no desenvolvimento e qualidade do ensino”, conta Igleci.

Programa Campo Limpo

O Programa de Educação Ambiental (PEA) tem o objetivo de apoiar instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares relacionados ao meio ambiente. E tem como objetivo estimular mudanças desses alunos visando à adoção de práticas de consumo consciente que contribuam para a não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento de resíduos sólidos. Os kits são voltados para alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental e compreendem: caderno do professor, pôsteres temáticos, jogo colaborativo e outros materiais de apoio em sala de aula.

PROERD

O PROERD compõe de uma série de atividades interativas, com grupos de aprendizado cooperativo, escuta ativa, atividades projetadas que estimulem o estudante tendo como nas formas de dizer não às drogas bem como a tomar decisões, e as consequências de seus comportamentos.

Folha na Escola

Desde 2013, a Folha de Irati promove o projeto, com o objetivo de formar novos leitores, tendo a parceria de Secretarias de Educação de cada município, Núcleo de Educação, alunos, professores e toda a comunidade escolar.

Esporte e Cidadania da Escola

As escolas incorporam atividades físicas e lúdicas, como jogos, gincanas e olimpíadas, projeto tem como objetivo é integrar os alunos de diferentes escolas. No início, os alunos trabalham em atividades com seus professores na própria escola, conforme o currículo escolar. Depois, em etapas classificatórias, competem com outras escolas.


Veja Também