Secretaria de Educação trabalha com ampliação dos ambientes escolares

Cerca de seis mil alunos da rede municipal de ensino iniciaram o ano letivo nesta semana em Irati. Além da entrega dos uniformes escolares, que será feita em 2020, a Secretaria de Educação também trabalha com a ampliação e melhoria nos ambientes escolares.

Entre os espaços novos está a construção de uma nova escola na Vila Nova, uma quadra – quase concluída, na Escola Municipal Francisco Vieira de Araújo, duas salas de aulas no Padre Wenceslau, duas na Ana Amaral Gruber e uma no João Maria Pedroso.

Também, para atender a demanda das crianças menores, a escola do bairro Camacuã foi transformada em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), e foi realizada uma reforma no CMEI Alexandre Iarema. Há também a construção de dois novos prédios, um no bairro Rio Bonito e outro no Delegrave, que devem ser concluídos em breve.

“O nosso grande foco é investir na construção. Nós temos vários pontos que iremos inaugurar, mas também estamos ampliando o espaço escolar de Irati, além de todos os projetos que nós fazemos em parceria”, disse a secretária da pasta, Rita Almeida.

Para este ano, os CMEIs ainda irão analisar a quantidade de vagas e alunos, é o que explica a secretária. “Com o primeiro dia, veremos quantas crianças irão e quantas vagas temos, porque todas estão matriculadas. Estamos com dois CMEIs em construção, então, vamos ofertar mais de 180 vagas quando eles ficarem prontos. Além de que no Joaquim Zarpelon está sobrando vaga. Até março saberemos o número exato que precisamos”, disse Rita. “A nossa meta é não ter fila de espera, sabemos que criança a cada dia nasce, e nós matriculamos mais de 400 neste começo de ano. Então sempre vai ter, e sempre vamos dar um jeito de ofertar uma vaga”, completa.

A secretária também destaca a qualidade da educação no município. “Nós estamos muito orgulhosos porque este ano a procura foi muito grande, muitas crianças, até de escolas particulares, retornaram à pública, e isso é a confiança, a transparência e a nossa qualidade de ensino. Temos boas escolas, bons professores e a nossa educação aqui tem um percentual muito grande e os pais estão vendo este progresso”.

Este ano, a Secretaria continua com alguns projetos que já fazem parte da pasta, como o PROERD, Trânsito nas Escolas, além das parcerias com a Unicentro e IFPR.

ENTREGA DOS UNIFORMES

Em 2019, com o problema da licitação dos uniformes, que se encerrou em outubro, atrasou a entrega, porém este ano está confirmado que todos os alunos receberão o kit escolar. Cada aluno irá receber uma camiseta, um par de tênis e de meia, uma calça e uma jaqueta. “Está muito bonito o uniforme este ano. Tem uma diferença do outro, mas estão todos aí. Vamos entregar a todas as crianças, desde os pequenininhos do CMEI, até os maiores do EJA”, conclui Rita. A entrega está prevista até o final do mês de fevereiro.

Comentários estão fechados.