Sesi inicia aulas semipresenciais

As aulas no Colégio Sesi da Indústria de Irati iniciaram na segunda-feira (01) de modo semipresencial e, a princípio, apenas alunos dos primeiros anos estavam presentes no colégio, para aprenderem a utilizar a plataforma Microsoft Teams, mas as aulas já começaram para todas as turmas.

O colégio é o primeiro da região a dar início as aulas de modelo híbrido, ou seja, com um revezamento de modelo presencial e online. Para este feito, foi realizada uma pesquisa junto aos pais dos alunos, onde mais de 80% gostariam que os alunos retornassem de forma presencial.

O diretor do Sesi Irati, Rafael Ruteski, salientou que os alunos não são obrigados à retornarem ao colégio de forma presencial, já que as aulas acontecem de forma simultânea, tanto online quanto em presença. “Aqueles alunos que por ventura são do grupo de risco, residem com pessoas do grupo de risco ou não se sentem à vontade para voltar as aulas presenciais, não são obrigados, eles podem acompanhar de forma remota, sendo uma aula síncrona. Eles vão assistir a mesma aula que os alunos estão fazendo na forma presencial, esta aula é transmitida ao vivo com os alunos conectados em suas residências”, disse Rafael.

O mesmo modelo híbrido com revezamento de 30% foi colocado em prática em todas as unidades Sesi do Paraná, o modelo foi avaliado desde agosto de 2020 aqui em Irati e obteve resultados satisfatórios, sem casos de contaminação.

MEDIDAS DE SEGURANÇA

O sistema FIEP, Colégio Sesi da Indústria e Senai adotou um protocolo de biossegurança que acomoda questões de distanciamento, higienização e permite uma atuação diferente nos horários das salas de aula. As principais medidas tomadas pelo colégio são:

– Medição de temperatura de todos que entram no colégio;

– Distanciamento de pelo menos 2 metros entre todas as carteiras;

– Higienização com álcool gel e líquido nas salas a cada duas horas;

– Todas as salas de aulas estão com 30% da sua capacidade total;

– Os professores fazem uma anamnésia todos os dias no início das aulas com os alunos;

– Bebedouros desativados;

– Diferentes horários de intervalo para as salas;

– Sem prática de esportes coletivos.

Caso algum aluno venha a apresentar algum sintoma da doença ou tenha entrado em contato com alguém contaminado, a equipe Sesi passa a intervir diretamente em casos pontuais, entrando em contato com os pais e pedindo para que o aluno passe a assistir às aulas de forma remota enquanto persistirem os sintomas.

SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) faz parte do Sistema Fiep, assim como o Sesi da Indústria, e também aderiu medidas protetivas para evitar que os alunos de cursos profissionalizantes não sejam contaminados. Entre estas medidas estão o não compartilhamento de materiais didáticos, higienização dos mesmos após o uso, aulas agendadas com grupos menores, revezamento de equipes de estudo em laboratórios.

Comentários estão fechados.