Sul do BR volta a registrar frio abaixo de 0°C

A nova massa de ar frio de origem polar que entrou na Região Sul do Brasil fez a temperatura baixar para menos de 0°C em todos os estados. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura na Região foi de -1,4°C em São Mateus, no Paraná.

Geada

O frio intenso causou geada em amplas áreas na manhã desta quarta-feira, 17 de julho, nos três estados da Região Sul. A geada variou de intensidade, de fraca, moderada a forte.

Confira os locais onde o INMET registrou geada e a temperatura mínima observada.

 

Bagé(RS): 4,8°C, geada fraca

Bom Jesus(RS): 3,2°C, geada fraca

Cambará do Sul: (RS) 2,0, geada fraca

Lagoa Vermelha(RS): 3,0, geada moderada

Pelotas(RS): 4,3°C, geada forte

Curitiba(PR): 3,1°C, geada fraca

Irati(PR): 0,6°C, geada moderada

Ivaí(PR): 2,0°C, geada moderada

 

Frio intenso nas capitais

A madrugada desta quarta-feira, 17, foi com frio intenso também nas três capitais da Região Sul, mas sem novos recordes.

Em Curitiba a temperatura mínima foi de 3,1°C e voltou a gear. O recorde atual de frio para 2019 é de -0,7°C, em 7 de julho.

 

Na região de Florianópolis, a temperatura ficou um pouco abaixo dos 10°C. A mínima foi de 9,3°C e o recorde de frio atual para 2019 é de 4,5°C em 7 de julho.

 

Em Porto Alegre, a temperatura mínima nesta quarta-feira foi de 6,9°C. O recorde atual de frio para 2019 é de 2,3°C, em 7 de julho.

 

Quando o frio diminui?

O centro desta massa de ar frio, que é a região de frio mais intenso, está indo para o oceano, o que vai facilitar a elevação da temperatura nos próximos dias em todo o Sul do Brasil. Mesmo assim, as noites e o amanhecer continuam frios. As tardes vão ficando mais agradáveis, mas quentinhas até o fim de semana.

Nesta quinta-feira, 18 de julho, o Sul do Brasil ainda terá um amanhecer bastante frio e há condições para geada nas áreas do extremo sul do Paraná, regiões de planalto de Santa Catarina e também nas áreas serranas gaúcha e catarinense.

 

Sol e tempo seco

Por causa do frio intenso do amanhecer, várias áreas da região sul podem ter nevoeiro no começo da manhã.  Mas depois o nevoeiro se dissipa e o dia segue com tempo firme com bastante sol e baixa umidade do ar à tarde. Há uma possibilidade de chuva à noite nesta quinta-feira apenas para a região de Foz do Iguaçu, no sudoeste do Paraná.

A tendência é de diminuição gradual do frio até o fim de semana.

Notícia: ClimaTempo


Veja Também