Super britador vai dar agilidade aos serviços nas estradas rurais

Novo equipamento já está em atividade no município, dando apoio aos serviços da Patrulha Rural
["Britador, que foi adquirido com recursos de emenda, foi instalado na cascalheira em Marumbi dos Elias"] (Foto: Fernanda Hraber)

Recentemente, a Prefeitura de Rio Azul adquiriu um novo britador que tem a finalidade de melhorar a prestação de serviços para as estradas rurais. O equipamento no valor de R$ 850 mil foi adquirido com recursos de emenda parlamentar e está prestando apoio ao trabalho que está sendo realizado pelo programa Patrulha Rural no município.

Buscando melhorar a qualidade do serviço executado para as comunidades do interior, Rio Azul procurou destinar recursos para a compra de um equipamento que agilizasse o processamento de materiais. O novo britador foi instalado na cascalheira da comunidade de Marumbi dos Elias, que tem grande volume de material e fica próxima ao asfalto, num ponto estratégico do município.

“Com este britador tem uma potência e velocidade maiores, consegue absorver todo o tipo de pedra que retiramos da cascalheira. Os outros equipamentos, como o rompedor e a escavadeira, ajudam na preparação das pedras, que são passadas pelo britador para deixá-las homogêneas em um tamanho que seja adequado para revestir as camadas das estradas”, justifica o prefeito Rodrigo Solda.

Como a manutenção das estradas é mais uma realidade de todos os municípios da região, Solda diz que o cascalho é o material que mais se adéqua ao solo para preservar as vias. “Este britador que adquirimos tem a opção de ser ligado direto na energia e também tem a combustão e, então, temos a opção de trabalhar em dias de chuva, pois neste período do ano, muitos serviços ficam atrasados por conta do clima.

Ele comenta que a maioria dos britadores que conhece na região possui praticamente a metade da capacidade do equipamento conquistado por Rio Azul, e que têm a potência bem inferior também.

O prefeito chama atenção para o recurso que foi investido no equipamento. “A gente tem que correr atrás de investimentos para melhorar as vias rurais, e o britador foi uma alternativa que a gente encontrou em Rio Azul. A diferença é que ele foi adquirido com recursos do governo do Estado, viabilizado pelo deputado estadual, Alexandre Curi, que é nosso parceiro”.  Ele ressalta que, além da qualidade do serviço do novo equipamento, também não houve prejuízos aos cofres públicos.

Agora, para dar conta da demanda do rendimento de material do britador, a Prefeitura vai buscar financiamentos para a aquisição de mais caminhões-caçamba, que darão um novo suporte aos serviços nas estradas.


Veja Também