Tijuco Preto e Ligação recebem Unidades de Saúde reestruturadas para atendimento à população

O município de Prudentópolis vem recebendo importantes investimentos na área da saúde. No último dia 13 de fevereiro, foi inaugurada a nova unidade de Estratégia da Saúde de Ligação, além disso, no próximo dia 06 de março, o município inaugurará a unidade de Tijuco Preto.

Nos anos anteriores ainda, a administração entregou unidades na Jaciaba e Papanduva de Baixo, melhorando a saúde e atendimento a comunidades do interior. “Essas unidades proporcionam uma ótima qualidade de atendimento a toda população sabemos importância de uma unidade estar equipada e acessível a todos, visando que algumas comunidades ficam a muitos quilômetros do centro da cidade, ficamos felizes em entregar tantos avanços para a população que possibilitam maior comodidade a todos”, relata o Prefeito de Prudentópolis, Adelmo Koslowski.

UBS Tijuco Preto

O local possui sala de D.M.L, consultório de odontologia, copa, sala de nebulização, sala de administração, dois consultórios, seis banheiros com acessibilidade, armazenamento de lixo, sala de reuniões, sala de curativos/procedimentos, sala de esterilização, expurgo, sala de vacinas, sala de arquivo, triagem, área de circulação, além de um ambiente de recepção e espera, totalizando 195,30m² de área.

Para a unidade foram investidos R$249,990,065, com recursos do governo federal e contrapartida municipal.

ESF Ligação

No último dia 13, a nova unidade de saúde da comunidade de Ligação foi inaugurada. O ESF está totalmente reestruturado e conta uma equipe multiprofissional, visando realizar ações da Estratégia Saúde da Família de modo a promover acolhimento, humanização, conforto e segurança a população e equipe, através de atividades de promoção à saúde e prevenção de doenças, atendimento individual e em grupo, educação em saúde, consultas de enfermagem, médica e odontológica.

O investimento, para a reforma, foi em torno de 340 mil, através da parceria entre Governo Federal e administração municipal, sendo que aproximadamente R$150mil do investimento foi realizado com recurso próprio.

O local possui duas salas de observação, uma sala de farmácia, um consultório médico, uma sala de enfermagem, uma sala triagem, uma sala de aplicação de medicação, uma sala de nebulização, um consultório odontológico, uma sala de emergência, uma sala de reuniões, além de um ambiente de recepção e espera, totalizando 450m² de área.

Na ESF são prestados serviços de urgência/emergência, consultas médicas, atendimento odontológico, puericultura, dispensação de medicamentos, vacina, planejamento familiar, entre outros serviços. “Esse vem sendo um serviço essencial para a comunidade, visto que a localidade de ligação está localizada a aproximadamente 65km da sede do município, com a nova estrutura podemos prestar um melhor atendimento à comunidade, com muito mais conforto e segurança”, explica o Enfermeiro Coordenador da ESF Ligação, Leandro Schastai.

Comentários estão fechados.