Toque de recolher passa a ser das 20h às 5h em Rio Azul

O novo decreto de Rio Azul determina o fechamento do comércio aos domingos, e o toque de recolher passa a ser das 20h às 5h do dia seguinte. No domingo, somente postos de combustíveis e farmácias podem funcionar no sistema de plantão. Outras medidas também foram tomadas para evitar a propagação da Covid-19.

O comércio está autorizado a funcionar das 6h até as 20h, o que inclui prestadores de serviços, clínicas, autônomos e escritórios de profissionais liberais, academias e escolas de cursos. E devem cumprir a limitação de cada ambiente, no máximo, a proporção de uma pessoa para cada 4 m² de área interna útil do local ou 50% da capacidade total definida pelo Corpo de Bombeiros, quando existente.

Academias de ginástica para a prática de atividades esportivas individuais ou coletivas deverão observar a limitação de ocupação em 30%, conforme definido, caso a caso, pelo setor de Vigilância Sanitária e Epidemiológica.  Cursos e reuniões poderão ser realizados observado o número máximo de 10 participantes.

Estabelecimentos que tenham capacidade de atendimento autorizada para 30 pessoas ou mais, deverão implantar mecanismos para controle do acesso simultâneo de pessoas nas dependências, por meio digital ou senha, neste último caso, desde que confeccionado em material lavável e que se realize a desinfecção após cada uso.

O uso da máscara é obrigatório e a multa para quem não cumprir passa a ser de R$ R$ 200. Também está proibido o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas.

Continuam suspensas as aulas presenciais nos estabelecimentos de ensino municipais, que continuam no formato remoto. Também a realização de eventos que impliquem na aglomeração de pessoas, tais como festas de casamento, aniversários, formaturas, jantares dançantes, bailes, shows e confraternizações em geral, encontros familiares ou corporativos em bens públicos ou privados;

Catequese na modalidade presencial por parte de organizações religiosas também continua remotamente. E as atividades esportivas coletivas, tais como futebol, futsal, vôlei, basquete, motocross, velocross, tiros de laço, em espaços públicos ou privados permanecem suspensas.

O decreto já está em vigor e é valido por 15 dias.

As medidas foram tomadas devido ao grande aumento de casos da doença no município. Rio Azul tem, de acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde, 585 casos confirmados da Covid-19, com 454 recuperados, 122 casos ativos, 11 pacientes internados, e nove óbitos. Mais 58 pessoas aguardam o resultado do exame.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.