Totem de triagem mede a temperatura, avalia o uso de máscara e desinfecta celulares

Startup curitibana acelerada pelo Sistema Fiep desenvolveu máquina com multifunções para indústrias

Uma startup curitibana está desenvolvendo um totem de triagem com múltiplas funções, para auxiliar no retorno às atividades durante a pandemia. Além de fazer a triagem de colaboradores já na entrada das indústrias por meio da medição da temperatura corporal, é capaz de controlar o número de pessoas nos ambientes cobertos pelo totem. Além disso, identifica o uso de máscaras faciais e possui dispenser de álcool gel integrado com acionamento pelo pé. O totem ainda oferece a opção de desinfetar o celular do usuário - item manipulado inúmeras vezes durante o dia. A principal vantagem é que um equipamento executa em poucos segundos uma tarefa que muitas vezes é realizada por mais de uma pessoa, que ficam mais expostas à contaminação pelo contato generalizado do processo manual.

“Uma das das características determinantes do Novo Coronavírus é sua rápida transmissibilidade. Desenvolvemos o totem como forma de apoio às indústrias e ao comércio. Com algumas medidas, os estabelecimentos podem funcionar com maior segurança, controlando o número de pessoas por local e monitorando questões de segurança e higiene”, explica Márcio Sérgio da Silva, fundador da admSistema, startup acelerada pelo Sistema Fiep.

Há quase 10 anos o Sistema Fiep investe na promoção da relação entre startups e indústrias. “Uma startup tem uma rapidez de implementação de ideias muito maior do que uma empresa consolidada há anos no mercado, então lançamos mão dessa velocidade das startups para dinamizar o processo de transformação digital no setor industrial”, contextualiza Felipe Couto, gerente de Inovação e Produtividade do Sistema Fiep. “Com o cenário de pandemia, a rapidez na entrega de soluções deve ser maior ainda. Então, a importância de nos relacionarmos com startups aumenta ainda mais”, conclui. O totem já está em produção e será comercializado a partir deste mês.

 

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.


Veja Também