Travessias elevadas são implantadas em Imbituva

Três já estão sendo utilizadas pela população, outras 13 ainda serão desenvolvidas
(Foto: Reprodução)

O município de Imbituva está ganhando novas travessias elevadas. No total, serão 15 lombadas que farão parte do sistema viário do município. Destas, três já foram instaladas e estão em uso pela população. Todo o trabalho está sendo feito com recurso próprio.

O objetivo da administração é garantir a travessia segura aos pedestres. Também tem como função fazer com que os motoristas diminuam a velocidade de seus veículos, já que o obstáculo colocado à sua frente funciona como um redutor de velocidade.

Os locais em que serão colocadas as travessias elevadas são os com mais movimento de pedestres e veículos. Por isso, em frente as escolas serão instaladas, como também nas unidades de saúde e saída para Teixeira Soares.  Todas elas têm um a faixa de pedestre na parte de cima e placas de sinalização.

As três que já foram implantadas estão, uma em frente ao Colégio Rui Barbosa, outra na Rua Professor João Pupo, onde funciona uma Unidade de Saúde e a última na Rua dos Imigrantes, na saída da cidade, onde tem um grande fluxo, principalmente, de caminhões.

De acordo com o secretário de indústria e Comércio, Luiz Roberto Penteado Junior, a intenção é trazer mais segurança aos munícipes e melhorar o trânsito. “ Nós fizemos essas travessias para melhor o controle do trânsito. Muitos carros andam em velocidade elevada, e com a travessia eles terão que diminuir, e quando tem o pedestre eles precisam parar. Isso traz mais segurança para quem está transitando”, comenta.

Penteado ainda enfatiza que a prefeitura está fazendo tudo com recurso próprio, o que diminui quase a metade do preço. “ A prefeitura tem uma economia grande fazendo com recurso próprio, são quase R$ 3 mil só em materiais, porque a equipe e maquinário é próprio da administração municipal. Se fossemos fazer por licitação, esse valor poderia triplicar”, enfatiza.

O secretário ainda relata que as travessias estão sendo bem vistas pela população. “Nós recebemos vários pedidos para implantar a travessia, fizemos uma lista e iremos fazer vistorias para ver a possibilidade. Também foi feito o pedido pela Câmara de Vereadores e nós estamos atendendo. Acredito que está sendo positivo o retorno da população”, disse.

As demais travessias instaladas no município ainda não têm o local especifico, mas estão em estudo pela administração. Também está em processo de licitação a compra do asfalto. A previsão é que tudo seja finalizado em até seis meses.


Veja Também