Unicentro oferta 17 vagas para Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental

(Foto: Reprodução)

 

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental, o PPGESA, está com inscrições abertas para a turma de 2020. O Mestrado Acadêmico é ofertado em associação ampla pelo curso de Engenharia Ambiental da Unicentro e o curso de Engenharia Civil de outra universidade estadual – a UEPG, de Ponta Grossa. O coordenador do PPGESA, professor Carlos Magno de Souza Vidal, elenca algumas das vantagens de ingressar em um mestrado colaborativo entre duas instituições de ensino públicas. “Qual a vantagem dessa associação? É você poder ter disciplinas com professores daqui e de lá. Então, você pode fazer umas aqui e outras disciplinas lá, você pode usar a infraestrutura da Unicentro, laboratórios de pesquisa e bibliotecas, e como também de lá. Você tem o livre acesso nas duas universidades”.

Na inscrição, o candidato deve escolher a universidade de atuação do orientador de pesquisa pretendido. Pela Unicentro, são 17 vagas. As inscrições para o processo seletivo podem ser realizadas até o dia 31 de janeiro. Para se inscrever é necessário entregar uma relação de documentos nas secretarias do Programa ou enviar por Sedex. Como a área de concentração do mestrado é Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos, o curso atende interesses de engenheiros civis, sanitários, ambientais ou florestais, e também de profissionais das áreas de Ciências Biológicas, Química, Geografia, Agronomia e Geologia.

Aqui na nossa região, a gente tem um destaque de poder atuar nesses nove municípios que estão aqui próximos da região de Irati e a gente tem um papel importante na formação desses profissionais, tanto para seguir na área acadêmica, como muitos dos nossos ex-alunos já fizeram doutorado e já entraram em universidades como professores, como também para atuar no mercado da região, tanto nos órgãos, por exemplo Sanepar, como também nas prefeituras, organizações não-governamentais e também empresas da região”, destaca algumas das possibilidades de carreira para os que se especializam no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental o professor Carlos.

O processo seletivo para o mestrado consiste em uma prova e em uma entrevista com a comissão de seleção. A prova escrita e a entrevista serão aplicadas no dia 17 de fevereiro, simultaneamente nos campi da Unicentro e da UEPG. O resultado final do processo seletivo será divulgado até o dia 28 de fevereiro. A matrícula deverá ser realizada entre quatro e 13 de março e as aulas começam no dia 16 de março.


Veja Também