Unicentro promove campanha de Natal

Engajada em promover uma ação solidária no final do ano, a Unicentro lançou a sua tradicional campanha de Natal nos três campi universitários. Dezembro chegou e o espírito natalino já começa a tomar conta.

O clima de Natal, para o diretor do campus Cedeteg da Unicentro, professor Fábio Hernandes, toca as pessoas. “É um momento onde se aflora a solidariedade, esse momento de confraternização que é o momento natalino, o momento de final de ano”. No campus Santa Cruz, o diretor Ademir Fanfa Ribas, compartilhou o sentimento de fazer parte dessa causa da Unicentro. “É gratificante para nós, que fazemos parte dessa família Unicentro, fazermos parte de mais um evento, de mais uma atividade para ajudar as pessoas”.

A campanha funciona assim: qualquer membro da comunidade acadêmica, seja professor, funcionário ou estudante, pode apadrinhar uma criança, que receberá uma sacola de presentes. A agente universitária Osnessa Souza, pela primeira vez, vai participar da campanha, mas já sabe certinho os itens do kit de natal. “A gente recebe uma cartilha com o nome da criança, a idade e o que precisa doar, no caso a minha bebê, que é uma menininha, vai receber um calçado, uma blusa, um brinquedo e também eles solicitaram a doação de algum doce pra gente doar também”, explica.

Mais de 90 crianças receberão os presentes da campanha de Natal da Unicentro neste ano. No Santa Cruz e no Cedeteg, a arrecadação é destinada aos filhos dos funcionários terceirizados, como o Luverci Chaves. Ele trabalha na limpeza e na manutenção do campus Santa Cruz. “Nós prestamos serviço aqui. Aí, é uma forma de ajudar nós. Eu acho importante”, diz Luverci.

EM IRATI

Já no campus Irati, as sacolas vão para os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Jardim das Orquídeas. A coordenadora do CMEI, professora Ana Maria Jonson, esteve presente na cerimônia de lançamento da campanha de Natal da Unicentro e contou como está a expectativa dos pequenos para receber os presentes. “Nós trabalhamos com crianças com desde quatro meses a quatro anos e, nesse momento de entrega de presente, época de natal, eles sempre esperam alguma coisa. Então, a gente já repassou para eles. Eles estão muito entusiasmados e a gente já comunicou e eles estão radiantes”.

Quem participa da campanha de Natal da Unicentro, como o vice-diretor do campus Irati, professor Erivelton Fontana de Laat, destaca que ela é uma oportunidade de formar laços entre a universidade e a comunidade. “A gente tem os cursos que trabalham muito com crianças, as licenciaturas e tal, mas muitas vezes algumas áreas do conhecimento não trabalham tão diretamente com essa faixa etária, os nossos agentes universitários, os nossos estagiários, e alguns professores também não, então esse é o momento dessa troca”.

A agente universitária Djane das Graças Dino sempre participa da ação de Natal e, para ela, a experiência da entrega é sempre um momento único. “A alegria que a gente vê naqueles olhinhos da surpresa do que está naquele pacote, é muito gratificante você ver essa alegria da criança”.

Com a campanha de Natal, a Unicentro celebra o encerramento de mais um ano através de uma ação voltada para o bem-estar da comunidade. “Entendemos que quando a pessoa doa voluntariamente um presente, um brinde, um serviço, um carinho, uma dedicação, isso faz bem para ela e do outro lado faz bem a quem recebe, porque passa a acreditar mais, passa a ter um outro olhar sobre a vida, principalmente as crianças que ainda estão em formação”, discorre o reitor da universidade, professor Osmar Ambrósio de Souza.

Comentários estão fechados.