Vereadores outorgam Título de Cidadão Honorário ao Coronel Osires José Gubert

Homenageado é natural de Rebouças e construiu uma carreira brilhante e exemplar dentro da Polícia Militar do Paraná
Durante a solenidade, o Coronel Osires José Gubert ofereceu a homenagem do título aos seus netos (Foto: CMI)

Bravura, dedicação e amor a profissão, resume um pouco da trajetória do Coronel Osires José Gubert, que recebeu em Sessão Solene na noite de terça-feira (17), o Título de Cidadão Honorário do município. A honraria foi proposta pelo vereador Roni Surek e aprovada por unanimidade de votos pelos vereadores. Representando o Executivo, o secretário de Segurança Pública, Luiz Carlos Ramos, participou da homenagem junto com os vereadores, militares, amigos e familiares.

O Título de Cidadão Honorário é uma homenagem prestada pelo Legislativo aos cidadãos que se destacam na sociedade pelos relevantes serviços prestados em prol da coletividade. “Esta condecoração é mais do que justa, pois reconhece os relevantes serviços prestados por Osires a este município com muita competência e honradez”, enfatizou o Presidente Nei Cabral afirmando: “O Título não é somente um certificado, ele é concedido a quem realmente se empenha pelo engrandecimento da nossa gente e o Coronel fez por merecer dedicando anos da sua vida à segurança e bem-estar dos iratienses”, agradeceu.

CURRÍCULO

O proponente da honraria, Roni Surek, fez uma breve leitura da biografia do homenageado, que nasceu no dia 12 de agosto de 1946 no município de Rebouças. Osires é casado com Cleoni de Lourdes C. Gubert com quem teve duas filhas. Ingressou na Academia Militar de Guatupé no ano de 1968, foi promovido a Aspirante Oficial em 1970; 2º Tenente - 1971; 1º Tenente - 1976; Capitão - 1984; Major - 1989 e Tenente Coronel em 1993. Foi Comandante do Corpo de Bombeiros de Irati (1971-1976); Comandante da 2ª Cia de Irati (1976-1990); Comandante do 1º Batalhão de Ponta Grossa (1991-1995); Comandante do 10º Batalhão de Apucarana (1995-1996); Chefe da Ciretran de Irati (1980-1983); Chefe dos Escoteiros; Chefe do Setor de Trânsito de Irati; Presidente do CEMIC; Professor do Colégio João Mansur, entre outras atividades.

“Deus na sua infinita sabedoria e bondade renova as nossas vidas de duas formas: a primeira com o nascimento de uma nova vida e a segunda com o nascimento de uma nova e grande amizade. Já conhecia o Coronel de outros tempos, agora somos amigos e tenho a honra de ser o proponente deste Título, agradeço aos nobres que aprovaram esta justa homenagem. Chegar num cargo de Tenente Coronel sem mácula e por méritos não é para qualquer um”, parabenizou.

HOMENAGENS

Representando a família do homenageado, a filha Wanessa Gubert prestou homenagem. “Um pai exemplar que nos ensinou a honestidade, o valor do ser humano e a tratar às pessoas de forma igualitária sem nunca negar ajuda a ninguém. É o nosso orgulho, um homem conhecido e respeitado por todos”, declarou a filha emocionada.

Lisonjeado o homenageado agradeceu: “Este Título – 60% é glória minha, 40% devo aos militares, aqueles que sempre enfrentaram comigo as alegrias e os serviços em prol da comunidade. Sempre pautei pelo respeito e amizade, não puníamos o cidadão, fazíamos com que ele fosse o nosso porta voz perante a comunidade, mostrando que a polícia estava ali para ajudar. Passei anos na polícia e nunca precisei colocar uma arma na cinta. Queria que a comunidade se sentisse bem com a nossa presença. Ofereço este Título aos meus netos, para que no futuro eles saibam respeitar as pessoas e sejam sempre muito bem recebidos por onde forem, não porque representam algo, mas por serem seres humanos”, agradeceu.

Representando o prefeito o secretário de Segurança Pública, Luiz Carlos Ramos, saudou o homenageado e a família. “Parabéns ao Roni e aos vereadores pelo reconhecimento. Para nós da administração é gratificante homenagear uma pessoa conforme suas ações batalhadoras, íntegras e de bom caráter. Este Título está sendo entregue em boas mãos, de quem realmente guarda com muito esmero na atividade ou na reserva a difícil missão de proteger a nossa gente. O Coronel teve papel importantíssimo na história do nosso município”.

O presidente Nei Cabral reafirmou mais uma vez a importância da honraria, que representa o reconhecimento dos cidadãos iratienses aos elevados serviços prestados pelo Coronel Osires, que sempre trabalhou por Irati com muita dedicação, profissionalismo, ética e eficiência. “Esta Casa tem a honra de deixar o seu nome impresso na história de Irati”, concluiu.


Veja Também