Prudentópolis prepara maior feijoada do mundo com 900 quilos de ingredientes

O final de semana festivo em Prudentópolis atraiu milhares de pessoas para o Centro de Eventos Terra das Cachoeiras. A

O final de semana festivo em Prudentópolis atraiu milhares de pessoas para o Centro de Eventos Terra das Cachoeiras. A IX Fenafep, ressaltou as principais características do município, como cultura, tradição, e forte produção agrícola do feijão preto, a maior do país.

Em mais uma edição, a organização realizou a produção da maior feijoada do mundo, em uma panela de ferro de 12 toneladas que chamou a atenção de todos que estiveram por lá. O prato foi servido no almoço de sábado (11), e contou a degustação de mais de 1500 pessoas, entre elas, autoridades locais e estaduais.

A PRODUÇÃO

Foram quase 10 horas para a produção da feijoada, que contou com todos os ingredientes que o prato pede. O processo teve início às 2h da madrugada. Segundo um dos integrantes da equipe que realiza a produção, Alceu Okonoski, há seus truques e segredos para que o prato fique no ponto.

Primeiro o fogo, que é o básico, depois a água, que deixamos ferver. Aí vamos colocando o feijão e o ingredientes, sempre atento ao ponto do fogo e ao cozimento, conta. De acordo com ele, foram necessários 200 quilos de feijão e 700 quilos de produtos embutidos e defumados, além dos temperos.

O tempero é um segredo dos profissionais, e somos orientados pelo proprietário da churrascaria Iguaçu, o Gentil, que coordenador da produção e sabe o ponto certo. Mas é possível provar e perceber que o sabor fica igual ao do cozimento em uma panela normal, expõe Oconoski.

ESTRUTURA

A feijoada é feita na maior panela do país, que pertence à cidade de Joinville (SC). São 9,24 metros de circunferência, dois metros de altura e aproximadamente 12 mil quilos. O recipiente possui 7450 litros de volume total. Para se ter uma ideia, a tampa pesa 1583 quilos, segundo dados do Rank Brasil.

Para manusear os alimentos dentro da panela, é necessária uma colher gigante, adaptada à um cabo de madeira. A concha que retira os alimentos da panela é acoplada à uma escavadeira hidráulica.

Panela gigante pesa 12 toneladas e cozinhou cerca de 900 quilos de ingredientes da feijoada. Foto: Bárbara Gardin

APRECIADORES

O sabor incomparável, atrai, a cada ano, centenas de pessoas para saborear o prato típico. São moradores da região e turistas que saboreiam a maios feijoada do país.

É o que afirma o prudentopolitano Ronney Bruno dos Santos Reis. É muito gostoso, incrível a gente perceber como numa panela daquela eles conseguem acertar tempero na medida. Sou daqui mesmo e todos os anos a gente prestigia o evento. Sempre volto pelo sabor e pela animação da festa, conta.

Já Cleia Conrado, viaja mais de 200 quilômetros para saborear o prato. Sou natural daqui moro a muitos anos em Curitiba e sempre veio com as minhas amigas prestigiar. Quero parabenizar à organização pelo evento. A feijoada é maravilhosa, é importante prestigiar também pelo produto cultivado aqui no município, afirma.