Direto dos bastidores

Tenente Coronel Nascido em Inácio Martins, Renato dos Santos Taborda que atualmente comanda o 27º Batalhão da Policia Militar localizado

Tenente Coronel Nascido em Inácio Martins, Renato dos Santos Taborda que atualmente comanda o 27º Batalhão da Policia Militar localizado em União da Vitoria teve seu posto elevado de major a tenente-coronel. O decreto foi assinado na última segunda (5) no Palácio Iguaçu pela governadora Cida Borguetti, acompanhada do deputado Pedro Lupion e demais autoridades. Taborda com mais de 27 anos na Policia Militar continuará prestando serviço em União da Vitoria. Mais saúde Sexta, dia 09, às 10h, acontece a entrega de R$ 290 mil em equipamentos e mobiliários, para atender as unidades básicas de saúde de Irati. A cerimônia vai acontecer no Salão Nobre da Prefeitura, e contará com a presença do Deputado Federal Sandro Alex, autor da emenda que viabilizou os recursos para aquisição dos equipamentos. Sandro teve apoio do prefeito em exercício Hamilton Kominitski na última eleição.

Magali na 4ª Embora a máxima que enquanto a Dom Cabral, empresa contratada por Ratinho para fazer um estudo de como deve montar o futuro governo, correr a boca pequena que a atual secretaria de Saúde de Irati, seria uma das pessoas indicadas por correligionários de Ratinho em Irati, para assumir a 4ª Regional de Saúde. Magali foi funcionária do setor onde se aposentou no ano passado. Mas isso até o momento é apenas uma cogitação. Redução de gasto Para reduzir os gastos e aplicá-los na Saúde, o prefeito em exercício Amilton Komnitski suspendeu as contratações de shows que seriam realizados durante a 40ª Festa do Pêssego de Irati. A empresa vencedora da licitação foi a Massa Play. A decisão por um lado mostra a agonia financeira que os municípios têm passado com a queda de arrecadação constante e a necessidade de olhar prioridades.

O outro lado… Por outro lado, cidades da região como a vizinha de cerca, Prudentópolis mostram com criatividade e organização a realização de várias edições da FENAFEP, que atrai grande público com shows nacionais e portaria paga. Se isso acontece em Prudentópolis, porque não pode acontecer em Irati? Para a falta de dinheiro tem de sobrar criatividade e não apenas a desculpa de que a arrecadação caiu. Inovação e criatividade A secretaria de Indústria de Irati, junto do Sebrae organizaram a 2ª feira da Inovação tecnológica. Um evento sem parâmetros para conhecer a mente e a capacidade dos alunos de Irati e na região. A qualidade dos trabalhos apresentados mostra com certeza que o caminho está em abrir a mente dos alunos para que possam mostrar todo o seu potencial. Fica o reconhecimento de todos os organizadores e participantes.

Fica a dica Uma das capacidades observadas é que vários problemas organizacionais de prefeituras e empresas podem ter a solução embaixo do seu nariz. Basta que conheçam a capacidade de alunos de colégios como o IFPR e SESI para observar a quantia de soluções e inovações que podem solucionar problemas do cotidiano com baixo custo. Basta abrir os olhos, dividir os problemas e dar a oportunidade. Sondando Nomes Se vai acontecer, não sabemos. Mas o prefeito Jorge Derbli anda sondando alguns nomes para possíveis mudanças em sua administração. O que ronda nos bastidores é que discretamente e entre os mais próximos ele estaria sondando nomes e até mesmo a possível junção de secretarias que tem perfis próximos ou poderiam ser acompladas. Mas para saber se isso procede é só quando ele voltar.

Feder será o secretário de Educação O empreendedor da área de inovação Renato Feder será o secretário de educação do Paraná. Com um perfil que corresponde às expectativas de Ratinho Jr inovar na educação, Feder foi durante oito meses assessor voluntário da Secretaria de Educação de São Paulo. Professor de matemática e de economia foi diretor por oito anos do Colégio ALEF, escola de São Paulo sem fins lucrativos. Feder e Ratinho se conheceram em um evento em São Paulo e, desde então, o empresário tem atuado como consultor do político para a área de educação. É um nome de muita credibilidade, com experiência em diferentes áreas do conhecimento, na estrutura da educação pública e na educação aplicada. Feder disse que sua escolha é uma decisão baseada no que representa o projeto de Ratinho Junior: escolhi fazer da educação do Paraná a melhor do Brasil. O projeto do Ratinho Junior me dá a garantia de que vamos conseguir. Francisquini articula a presidência Fernando Francischini, Felipe Francischini e Plauto Miró Guimarães se reuniram esta semana com Eduardo Bolsonaro, filho de Bolsonaro para ajustar demandas do estado. Um dos temas foi a presidência da ALEP á qual Franscisquini junto de Plauto vem articulando. Pelo jeito o PSL já deve ter o apoio do DEM. Bolsonaro deve apoiar Francischini para a presidência, o que não é surpresa.

Iniciou a Transição A transição entre os governos Cida – Ratinho iniciou no dia 6. Ratinho Junior confirmou os nomes do seu grupo de transição: Reinhold Stephanes, coordenador do plano de governo; Guto Silva (PSD), deputado estadual e possível chefe da Casa Civil; João Carlos Ortega, ex-secretário SEDU; Norberto Ortigara, ex-secretário de Agricultura; Claudio Stabile; ex-diretor administrativo e financeiro do Paraná Cidade. Heraldo Neves, ex-diretor da Paraná Fomento; Nildo José Lübke, professor e advogado. Mais um Paranaense com Bolsonaro O ex-deputado Abelardo Lupion (DEM), atual secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, foi convidado a fazer parte da equipe de transição do governo Bolsonaro (PSL). O deputado Onyx Lorenzoni (DEM), futuro chefe da Casa Civil, é próximo a Lupion. Abelardo teria declinado de participar da transição em virtude de compromissos no governo do estado, mas seu nome é ventilado para atuar na Casa Civel com Lorenzoni.

15 Este é o numero Maximo de secretarias que Ratinho Jr pretende manter no governo do estado Eu entendo que as urnas deram um recado muito claro para os políticos. E quem não entendeu o recado das urnas vai em algum momento sair da vida pública porque as pessoas vão tirar. Ratinho Junior