Encontro avalia que Plano Paraná Turístico 2026 está 90% completo e terá atualização

O objetivo é ampliar o turismo na Região Terra dos Pinheirais

Kauana Neitzel

Nesta semana ocorreu uma oficina para a reavaliação do Masterplan, direcionamento estratégico Paraná Turístico 2026: pacto para um destino inteligente, com o objetivo de atualizar o Plano da Região Terra dos Pinheirais, que abrange os municípios da Amcespar. O encontro entre os responsáveis pela Secretaria de Turismo das cidades ocorreu na sede, em Irati, na quarta-feira (27).
Em 2021, o grupo gestor do Paraná Turístico 2026 está realizando um Ciclo de Oficinas para atualizar os Planos Regionais, os quais definem ações que são distribuídas entre as instituições que trabalham pelo turismo paranaense. O objetivo é promover uma transformação no turismo paranaense, proporcionando um destino turístico forte, sustentável e inteligente.
Foi verificado que cerca de 90% das ações previstas em 2016 já tiveram um avanço bastante grande, muitas delas são contínuas, outras já estão em andamento. As novas ações vêm aprofundar o que tinha sido uma perspectiva naquele momento e vem trazer as inovações tecnológicas, comenta Priscila Cazarin Braga, turismóloga e assessora técnica da Paraná Turismo.
“A gente tem esse desafio de atualizar as ações que foram previstas em 2016, agora na metade do plano rever se ainda fazem sentido e o que a gente tem de novo, para esse novo momento pós-pandemia. Queremos inovações pra sustentabilidade, um turista hiperconectado, pensando em novas ações que possam fortalecer essa união entre os municípios, porque o turismo não tem fronteiras”, ressalta Priscila. A turismóloga ainda comenta que a região tem forte tendência a valorização da cultura no âmbito religioso, ecológico e eventos.
A presidente da Agência de Desenvolvimento das Regiões Sul e Centro-Sul do Paraná (ADECSUL), Estela Mara Rosa, comenta a importância do encontro para discutir melhorias turísticas na Região Terra dos Pinheirais. “O objetivo desse planejamento é a Paraná Turismo nos assessorar pra revisão do planejamento estratégico. Quem participou foram os secretários de turismo dos onze municípios que compõem a região Terra dos Pinheirais, são os municípios da Amcespar e mais Guarapuava. O artesanato também esteve presente, o Conselhos Municipais de Turismo, todas as pessoas que pensam no turismo regionalmente”, destaca.
Alfredo Van der Neut, secretário de Turismo de Irati, fez uma fala na abertura do encontro, ressaltando as belezas da cidade e destacando pontos que podem ser aprimorados. “Muitas cidades tem potencial para melhorar bastante,temos muitas áreas de turismo em toda a nossa região e devemos divulgar as riquezas, para mostrar aos turistas que passam por aqui”, finalizou.