Iratiense vai assumir o comando geral da PM do Paraná

Foram anunciados no final da última semana os novos comandos da Polícia Militar e Polícia Civil do Paraná a partir de 2019.

  Foram anunciados no final da última semana os novos comandos da Polícia Militar e Polícia Civil do Paraná a partir de 2019. O general Luiz Felipe Carbonell, secretário de Segurança no governo Ratinho Junior, divulgou os nomes de Silvio Jacob Rockembach, como futuro delegado-geral e o iratiense, coronel Péricles de Matos, como comandante geral da Polícia Militar. O major Welby Pereira Sales será o Chefe do Gabinete Militar da Governadoria. O processo de escolha dos novos comandantes, segundo o general Carbonell, seguiu a orientação do futuro governador e foi baseado na avaliação da capacidade profissional, na análise do currículo e do conhecimento das atividades de cada em suas áreas. Segundo o futuro secretário, o trabalho de todos estará baseado na integração entre as forças e no uso  intensivo de inteligência estratégica. O governador eleito avalizou os nomes e disse que o Paraná pode esperar dessa nova equipe um trabalho profundamente técnico, com planejamento estratégico e a integração em todas as áreas da segurança pública.

TRAJETÓRIA Nascido em Irati, onde viveu alguns anos, o coronel Péricles de Matos, ingressou na Polícia Militar, como Cadete, em 1986. Declarado Aspirante à Oficial em dezembro de 1988. Depois de uma carreira de promoções contínuas, foi promovido ao posto de Coronel, por merecimento, em abril de 2012. Possui cursos de especialização SWAT/GATE; Curso de Explosivos na Geominas; Curso de Ações Táticas de Policiamento de Choque, no estado da Virgínia(EUA); Curso de Explosivos na Tactical Explosive Entry School (Memphis, EUA); Curso de ações Táticas Especiais – SWAT Tactics – T.E.E.S; Curso de Operações Especiais no Grupamiento de Operaciones Especiales, na Espanha; Curso de Negociador Policial, pela Embaixada dos EUA e Curso de Contraterrorismo no Batalhão de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar de Minas Gerais. Foi comandante do Comando de Operações Especiais (COE). Comandante da 5ª. Companhia do 17º. BPM em Almirante Tamandaré. Comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Guarapuava. Comandante do 19º. BPM em Toledo. Comandante do 6º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM) em São José dos Pinhais, e foi sub-comandante geral da Polícia Militar. É o atual comandante do 1º. CRPM em Curitiba. É formando no Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) do Exército, na Escola de Formação de Oficias da Academia Policial Militar do Guatupê da Polícia Militar do Paraná, e em Direito pela PUC-PR.