“Não haverá volta às aulas sem que todas as questões sanitárias estejam superadas”, garante Hussein Bakri

Líder do Governo e Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, o deputado Hussein Bakri (PSD) afirmou que a reabertura das escolas no Paraná não vai ocorrer sem que todas as questões sanitárias estejam superadas. Em discurso na sessão desta segunda-feira (03), o parlamentar disse que o tema está sendo tratado com toda a responsabilidade por parte do Executivo estadual e explicou que o protocolo divulgado na última sexta-feira (31) com medidas de segurança para a volta às aulas – que ainda não tem data definida – precisa ser discutido com antecedência.
“O Governador Ratinho Junior e os secretários Beto Preto (Saúde) e Renato Feder (Educação) têm muita responsabilidade e estão ouvindo e respeitando todos os atores envolvidos, inclusive os deputados. Há um protocolo com uma série de regras sendo debatidas para a reabertura das escolas, porque é natural que isso seja feito antecipadamente. Mas não haverá volta às aulas enquanto não tivermos um aval dos profissionais da saúde”, afirmou Hussein Bakri.
O parlamentar relatou ainda que o Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (SINEPE-PR) estima que até metade dos alunos podem migrar da rede privada para a pública em virtude dos efeitos econômicos da pandemia. “E isso em um cenário com a necessidade de menos alunos em sala de aula e com alguns professores sem poder trabalhar por serem do grupo de risco. Portanto, estamos frente a um desafio que envolve todos nós e, por isso, carrega uma enorme responsabilidade para ser resolvido”, finalizou o Líder do Governo.

A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa) emitiu uma nota informando que ainda não previsão de retorno das aitidades escolares. Veja abaixo:

"A Secretaria de Estado da Saúde informa que integra o comitê que discute o retorno presencial das aulas, que é composto com outros representantes do Governo.

O debate vem sendo feito a partir de avaliação dos protocolos de segurança e viabilidade. Não há, no momento, nenhuma previsão de data para esta retomada. A Sesa, até o momento, não marcou qualquer dia para que as atividades presenciais sejam novamente efetivadas no Paraná.

O tempo para tal cenário é da evolução epidemiológica, ou seja, assim que houver condições de segurança para alunos, professores, funcionários e colaboradores". 

Vídeo do deputado Hussein Bakri na sessão plenária, na discussão sobre o retorno das aulas presenciais. 

 

 

Comentários estão fechados.