Reunião expõe planos de desenvolvimento urbano na região

Foto: Jaqueline Lopes/Prefeito de Irati, Inácio Martins, Imbituva e Fernandes Pinheiro, participaram da reunião junto do secretário Silvio Barros Nesta

Foto: Jaqueline Lopes/Prefeito de Irati, Inácio Martins, Imbituva e Fernandes Pinheiro, participaram da reunião junto do secretário Silvio Barros

Nesta sexta-feira (21), esteve em Irati o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros, para uma reunião técnica regional para avaliação e acompanhamento das ações coordenadas pela Secretaria, além de apresentações dos principais programas de apoio aos municípios e ferramenta para ajudar os gestores.

Na solenidade o secretário iniciou com os projetos municipalistas, discorreu sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável e termo de compromisso, mostrando aos presentes o que podem fazer para melhorar os projetos e fazer com que tenham mais agilidade, também apresentou ferramentas digitais do Governo do Estado, cursos preparatórios disponíveis a equipe da prefeitura, e formas de financiamento e a possível implantação de consórcio pelo Paranacidade, e sobre a Nota Paraná.

A principal discussão na reunião foram os projetos enviados, que muitos voltam por falta de algum item necessário para a realização. De acordo com o secretário, essa demora se dá pela dificuldade técnica das prefeituras, por isso o Governo decidiu fazer as reuniões nas regiões do Paraná, no total 18 eventos foram realizados expondo essas dificuldades, e alinhando para que não aconteçam mais.

A gente percebeu que o nível de desconhecimento das equipes técnicas das prefeituras sobre as ferramentas disponíveis para projetos de desenvolvimento urbano e sobre os requisitos para que os projetos sejam aprovados com agilidade, superou nossas expectativas. E esse tipo de trabalho que estamos fazendo é uma maneira de nós disseminarmos as informações, compartilharmos e com isso consigamos superar os obstáculos que a gente tem para colocar o dinheiro do governo do estado à disposição dos municípios para melhorar a vida das pessoas, disse o secretário.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, participou do evento e em seu discurso agradeceu ao secretário pelas explicações. Agradeço como prefeito anfitrião ao secretário que veio trazer muitos conhecimentos, foi uma aula para todos os presentes. Toda equipe veio participar. E o secretário mostrou novas ferramentas para dar mais agilidade, observa.

Junior Benato, presidente da Associação dos Municípios Centro Sul do Paraná (Amcespar), e prefeito de Inácio Martins, também esteve na reunião. Grandes coisas foram de grande valia que aprendemos aqui. Os municípios carecem de informação, a maior dificuldade é o processo, porque tudo atrasa. Agradeço ao Silvio por trazer esse conhecimento para nós, comenta.

O prefeito de Imbituva, Bertoldo Rover, e Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, também compareceram à reunião. Eu vejo que o governo Cida, através do Paranacidade, vem aproveitando da tecnologia, e eu fico feliz em participar do evento. Aprendemos muito e vamos colocar em prática, disse Bertoldo. Fiquei muito feliz em ver o que pode ser financiado, no município estamos com leis defasadas e elas dependem de recurso para agilizar. Precisamos nos modernizar e a visão que o secretário apresentou é muito boa, comenta a prefeita de Fernandes Pinheiro.

PARA 2019

Para o próximo ano Barros explicou que está previsto um orçamento entre R$ 4 a R$ 5 bilhões para o desenvolvimento das cidades. E que neste ano, cerca de 60% do valor disponível não foi contrato, ele atribui a falta de conhecimento das prefeituras na execução dos projetos, que o dinheiro não foi aplicado. Na reunião nós viemos compartilhar exatamente onde estão os entraves, hoje nós temos dificuldade de ordem legal no enquadramento dos projetos, de ordem institucional e algumas de ordem técnica, porque as prefeituras de modo geral não têm corpo técnico com a qualificação necessária, por isso oferecemos os cursos, conclui o secretário.