Secretaria da Saúde apresenta Linhas de Cuidado Prioritárias do Paraná a gestores do SUS

AEN

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apresentou nesta quarta-feira (6) as seis Linhas de Cuidado Prioritárias do Paraná e suas inovações durante o evento “Saúde em Movimento”, promovido pela pasta em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado.

As linhas são Saúde Materno-Infantil, Saúde da Criança, Saúde do Idoso, Saúde Mental, Saúde da Pessoa com Deficiência e Atenção às Condições Crônicas. O objetivo principal é estabelecer diretrizes em todo o Estado para fortalecer a Atenção Primária à Saúde, que atua de maneira integrada à Atenção Ambulatorial e Hospitalar.

As linhas foram apresentadas pelas técnicas Carolina Poliquesi, Fernanda Crosewski, Caren Cristiane Muraro, Suelen Letícia Gonçalo, Aline Jarschel de Oliveira e Rejane Cristina Teixeira Tabuti. De maneira geral, elas apontam processos de organização da rede de atendimento, protocolos, estratificação de risco e ações transversais para mapeamento de dados.

Durante o evento foram citadas as ações realizadas pela Sesa em cada uma das linhas ao longo dos últimos anos, além da regionalização promovida com o Planejamento Regional Integrado (PRI). Também foi destacada a inovação com a elaboração e distribuição das novas cadernetas de saúde da Pessoa Idosa, da Criança e da Gestante, lançadas este ano e enviadas aos 399 municípios.

O Programa Estadual de Fortalecimento da Vigilância de Saúde (Provigia), que destinada recursos para as ações e estratégias de vigilância nos municípios, também foi citado como uma das ferramentas que auxilia na execução das diretrizes das Linhas de Cuidado. 

As apresentações foram mediadas pela representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems) e a secretária municipal da Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho. O evento reúne em Foz do Iguaçu cerca de 2 mil gestores do SUS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.