Seminário reúne professores formadores e profissionais em estágio probatório

Mais de 300 profissionais da rede estadual de ensino participam do seminário, em Foz do Iguaçu

AEN

Mais de 300 profissionais da Educação da rede estadual de ensino participam, em Foz do Iguaçu, na região Oeste, do 2º Seminário Formadores – Estágio Probatório 2024. O encontro realizado pela Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) começou na segunda (2) e prossegue nesta terça e quarta-feira (3 e 4). Entre os participantes estão 251 professores formadores e 64 técnicos dos Núcleos Regionais de Educação.

Os profissionais integram o programa Formadores em Ação, uma formação continuada ofertada pela Seed-PR que oportuniza a trocas de experiências e aprendizados entre pares. Ou seja, professores lideram grupos de estudo voltados a professores da mesma disciplina ou área do conhecimento. Neste sentido, o principal objetivo do seminário é capacitar os formadores para que ofereçam feedbacks mais eficazes e construtivos aos professores em estágio probatório, aprimorando suas práticas pedagógicas.

“O Paraná é o único estado que oferece um acompanhamento efetivo do professor durante o estágio probatório”, disse o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. Ele explica que, na rede estadual de ensino, cada novo professor conta com a orientação de um mentor experiente desde o início de sua jornada. “Essa abordagem de formação continuada em serviço permite que o professor se desenvolva constantemente ao longo do processo, recebendo acolhimento e suporte contínuo”.

Segundo o secretário, o estágio probatório é um passo fundamental para fortalecer a formação de professores na rede pública estadual. “Ao oferecer uma plataforma para o desenvolvimento de habilidades críticas e aprimoramento das práticas pedagógicas, o seminário reforça o compromisso da Secretaria da Educação com a qualidade do ensino e o suporte contínuo aos profissionais da área”, afirma.

“Com essas iniciativas, mantemos o Paraná na vanguarda da educação, proporcionando a melhor qualidade educacional do país e garantindo um ensino cada vez melhor para nossos estudantes”, afirmou o diretor de Educação da Seed-PR,  Anderfabio Oliveira dos Santos.

ESPECIALISTAS – Logo após a abertura, na segunda-feira, foi realizada uma mesa redonda sobre “O papel do formador no contexto do estágio probatório”, com a participação dos especialistas em educação, Fausto Camargo e Sayuri Masukawa, que ofereceram uma visão aprofundada sobre a importância do papel dos formadores na prática pedagógica e no desenvolvimento profissional dos novos professores.

Nesta terça, os participantes se concentrarão em oficinas práticas sobre temas como “Feedback na Formação do Adulto Professor”, “Intencionalidade do Feedback Formativo” e “Ferramentas do Feedback Formativo”. 

No último dia, o tema abordado será “Desafios do Feedback Formativo”, além de um alinhamento entre tutores e formadores. A manhã é concluída com a “fala do formador” e debates sobre o uso de rubricas de avaliação para o desenvolvimento dos professores em estágio probatório.

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