Cleonice Schuck faz história em Fernandes Pinheiro

No dia 15 de novembro, a prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck (PSD), conseguiu mais uma conquista na carreira política e também como mulher. Ela foi reeleita e ficará por mais quatro anos à frente da Prefeitura. Cleonice é a primeira mulher na história do município a conseguir esta meta, além de ser a primeira prefeita.

Ela é natural de Santa Catarina, do interior de Concórdia, há 30 anos mora no Paraná. No começou ficou em Rebouças, e depois se instalou em Fernandes Pinheiro, onde iniciou a empresa com a venda queijos e lanches, na BR-277. Hoje, a empresa gera 140 empregos diretos, além dos indiretos, e contribui para o crescimento do município.

A vida política começou em 2001 quando foi vereadora, em que ficou por um mandato. Foi primeira dama por oito anos, junto do marido, Nei Rene Schuck, não teve nenhum cargo direto, porém sempre se envolveu nas situações para ajudar a população de Fernandes Pinheiro.

Em 2016, aceitou o convite para concorrer como prefeita, e foi eleita como a primeira mulher de Fernandes Pinheiro a assumir o cargo majoritário. Ela conta que nestes quatro anos conseguiu o respeito, em um cenário que ainda é muito masculino. “No desenrolar da gestão a gente percebeu que as pessoas conseguiram olhar diferente para a mulher que estava na administração. Trabalhamos de igual para igual e, juntos, lado a lado, homens e mulheres, conseguimos nos respeitar e conquistar esse olhar masculino de uma forma muito positiva na gestão do município, uma credibilidade perante toda a nossa população”, comenta Cleonice.

Para Schuck, a sensibilidade da mulher é diferente do homem e isso soma em uma gestão. “Nós, mulheres, temos um olhar voltado mais para um núcleo familiar, e se estende ao município. Na experiência de mãe, mulher, esposa, dona de casa, de administradora, nós conseguimos vislumbrar o que é a necessidade da família que mora em Fernandes Pinheiro, esse olhar para com as pessoas”, destaca.

Acho que essa sensibilidade realmente faz a diferença da mulher estar na gestão. Nós somamos junto, não somos melhores que os homens, mas conseguimos somar muito e fortalecer o trabalho de uma gestão pública.

Cleonice Schuck

Fernandes Pinheiro também terá uma figura feminina na Câmara de Vereadores, Wanderleia foi eleita com 135 votos. A prefeita acredita que a nova administração será ainda mais tranquila para as mulheres do poder público. “Acredito que a nova gestão seja mais tranquila ainda, com mais apoio da nossa população, e o encontro de ideias, que a gente consiga estar mais próximos. Queremos mais participação popular, vindo de encontro, trazendo sugestões, para que a gente possa realmente estar atendendo os interesses do povo de Fernandes Pinheiro”, completa.

Schuck também pode chegar ao cargo de presidente da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) ou do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS), mais um marco para a carreira na política. Quando questionada, diz que tem preferência em trabalhar com a saúde. “Acredito que deva ser uma decisão de consenso dos outros prefeitos, mas me colocarei a disposição para os dois cargos. São duas pastas interessantes, se for poder escolher preferiria a saúde, para estar ajudando diretamente da vida das pessoas dando um fortalecimento no trabalho do consórcio de saúde”, disse.

PRÓXIMO MANDATO

Com a prefeita Cleonice à frente, a Prefeitura de Fernandes Pinheiro ficou em segundo lugar com o melhor índice de transparência do dinheiro público no Paraná. Agora, ela, junto do vice-prefeito, Fabio Jacomel, pretende finalizar todos os projetos do primeiro mandato, e realizar novos que estão no plano de governo, como infraestrutura em todas as comunidades, atendimento especial ao interior do município, com melhorias nas estradas, implantação da Saúde 24h, sala de raio-x, entre outras. “Temos o comprometimento de continuar com esse trabalho sério, honesto e voltado à população de Fernandes Pinheiro”.

Comentários estão fechados.