Confidencial 1-03-19

Noticias quentinhas, sempre acompanhadas de uma pitada de pimenta

Edemilson assume o IAT

Para a chefia da regional de Ponta Grossa, foi nomeado o funcionário de carreira Edemilson Luiz Quadros. O Engenheiro Florestal e Engenheiro de Segurança do Trabalho, assumiu o a chefia Regional do Instituto Águas e Terras de Ponta Grossa (IAT), que abrange 18 municípios dos Campos Gerais. O IAT está vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo (SEDEST).

 

 

Benato vai representar prefeitos no FNDE

O prefeito Junior Benato, esteve esta semana em viagem a Brasília onde, através do deputado Evandro Roman (PSD), se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM). Benato foi convidado para representar todos os prefeitos do Brasil na comemoração dos 50 anos do FNDE. Ainda, o prefeito aproveitou a interferência de Roman para colocar algumas pautas de Inácio Martins que precisam de agilidade na tramitação em Brasília. Benato aproveitou para colocar seu ponto de vista sobre a posição tanto da Reforma da Previdência, como do pacote de Moro. 

 

Assumiu o DER

A engenheira Lucimara Farias foi nomeada para mais um período a frente do 15º Distrito do DER de Irati. Lucimara foi apontada no decreto 0707, assinado por Darci Piana, uma vez que o governador Ratinho Junior está em viagem ao exterior. Esta é a 3ª vez que assume o cargo. Sua jurisdição atende 14 municípios. Como é engenheira de carreira, Lucimara foi nomeada na linha do governo Ratinho, obedecendo critérios técnicos.

 

 

Juarez é o dono do cofre

O prefeito Jorge Derbli deu sequência à sua reforma administrativa. Mexeu numa das mais estratégicas e forte Secretaria de qualquer governo. Trocou a pessoa que cuida do caixa da Prefeitura, o secretário de finanças. No lugar de Valmir Emiliano, colocou o contador Juarez Miguel da Silva. Juarez é funcionário de Fernandes Pinheiro, mas estava prestando serviços para Amcespar. Conhecedor da função, Juarez tem a missão de equilibrar as finanças do município e permitir os investimentos que o arrojado prefeito Derbli necessita fazer para marcar sua gestão.

 

Adriano é a continuação de Dago

O engenheiro mecânico Adriano Batista dará sequência na pasta de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo de Irati. Nomeado esta semana, ele trabalhou na pasta com Dagoberto e afirmou que dará continuidade as obras iniciadas. Dago, inicialmente, ficaria seis meses, prazo que foi dilatado para mais de dois anos. Entre os desafios de Batista está a retomada das obras paradas e a continuidade de outras que marcam a administração Derbli. Uma delas é o Parque da Vila.

 

Aspas: “Honestidade não é virtude, é obrigação do cidadão”

Adelmo Klosowski

 

Vereadora confirma sua posição
A vereadora Betinha Piana (PMB-Rebouças) enviou a este colunista informações dizendo que mantem sua proximidade com o prefeito Zak. Segundo ela, não é o lado que é importante, mas trabalhar por todos aqueles que necessitam. Ela ainda afirma que não é contra a administração, “mas se for preciso falar sobre coisas erradas” ela fala. Betinha finaliza dizendo que é do lado do povo. Mas é importante lembrar que o prefeito Zak afastou recentemente seu marido de posto de chefe do Parque de Máquinas. Será que a posição da vereadora se manterá?

 

“57,5%”

Segundo a pesquisa CNT/MDA, este é o índice de aprovação do governo Bolsonaro.

 

Câmara de Irati
O primeiro estremecimento que fez balancear o bom relacionamento entre o líder do prefeito, vereador Marcelo Rodrigues, e o líder da oposição (intitulei agora), Roni Surek, já aconteceu. O balanço foi devido ao pedido de informações sobre obras paradas que não andaram no governo que Roni fazia parte. Mas o que chamou a atenção foi a votação, onde vereadores que, são considerados da base, votaram a favor do pedido. E agora, será que o prefeito tem a maioria?

 “Cidade irmã”

A prefeitura de Prudentópolis receberá de 5 a 8 de março uma comitiva da cidade de Ternopil da Ucrânia para formalização do acordo de cooperação. Este é um conceito que tem como objetivo criar relações e mecanismos protocolares, implementação de relações e que permitam o intercâmbio de experiências e conhecimento, essencialmente, em nível econômico, social e cultural, através dos quais cidades ou vilas de áreas geográficas ou políticas distintas, estabelecem laços de cooperação.

Convite

O prefeito Adelmo, nesta semana, juntamente com as secretárias de Cultura e Turismo do Município, entregou, ao Presidente da ALEP, Ademar Traiano, e para o governador em exercício, Darcy Piana, o convite para a Cerimônia de assinatura de Acordo de Parceria e Cooperação entre as cidades de Prudentópolis e Ternopil (Ucrânia) no próximo dia 6.

 

Estado, em bom estado?

Por mais que insista em dizer que recebeu o Paraná em condições adversas, o secretário da Fazenda, Renê Garcia, é obrigado a reconhecera que a situação financeira e fiscal do Paraná é mais que confortável. Se comparada a da maioria absoluta dos outros estados é uma situação hiper privilegiada. É o que ele disse, na Assembleia Legislativa, quando apresentou o relatório das contas do Estado referentes ao último quadrimestre de 2018. Fonte Fabio Campana. “A situação do Estado do Paraná, quando comparada com o resto do Brasil, apresenta-se, sem dúvida, em uma situação bem mais confortável”.

Vodu no Texas

Parece que o povo está assustado em Teixeira Soares. Foi encontrada pelo ex-vereador Carlinhos, nas dependências da prefeitura, um simulacro de boneca que os mais apavorados e conhecedores de magia negra dizem que é destinada a fazer Vodu. Fica a dúvida para os místicos e fofoqueiros de plantão descobrir de quem e para quem era o boneco(a). Para abençoar ninguém aparece, né? Húúúúúú.

 

Foto flagra

A empresa Triunfo S.A, responsável pela pavimentação da PR-364, trecho de Irati a São Mateus do Sul, já está reunindo as máquinas. Nesta semana, foram flagradas a movimentação de vários equipamentos que a empresa reuniu num pátio a margem da BR 153, no Riozinho.