Na ocasião, quatro ex-prefeitos, o atual Jorge Derbli e a deputada federal Leandre Dal Ponte estiveram apoiando a chapa
Esther Kremer
Na noite quinta-feira (01), os partidos PL, Podemos e PSDB realizaram uma convenção que oficializou a dobrada da pré-candidatura de Rafael Felipe Lucas ao cargo de prefeito de Irati eIeda Waydzik como a pré-candidata a vice-prefeita na chapa. Fato que estava sendo muito comentado e se confirmou com a convenção.
O evento contou com a presença de líderes locais, militantes dos partidos, e apoiadores da candidatura. Assim como contou com a presença do prefeito Jorge Derbli, apoiador da chapa, e a deputada federal e secretária da estadual da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte. Outro fato que chamou atenção, foi a presença de ex-prefeitos no evento como Alfredo Van Der Neut, Felipe Lucas, Sérgio Stoklos, Rodrigo Hilgemberg e o atual prefeito Jorge Derbli.
Rafael Felipe Lucas, em seu discurso, destacou a importância da união entre os partidos PL e Podemos, afirmando que essa coligação entre partidos deve promover as mudanças necessárias no município.
“Nós vínhamos a muito tempo, ouvindo várias pessoas, com a vontade de disputar as eleições em Irati. Desde o ano passado estamos ouvindo pessoas dentro do Podemos e dentro do PL, partidos que fazem parte da nossa base, e sempre ouvimos ‘porque vocês não se unem, Irati precisa dessa união’. Então, fomos conversando, vendo o que queríamos para o futuro de Irati e quando sentimos que a vontade de cada um, estava perto uma da outra, nos unimos”, comenta Rafael.
Ainda, segundo o mesmo, há um respeito muito grande em relação ao PSDB e a pré-candidata Ieda. “Respeito muito o PSDB e espero que a partir de agora, do dia 05 até o dia 15, a Drª Ieda permaneça como a vice da nossa chapa. Ela foi importante para Irati e quero que ela faça parte, junto conosco, de uma gestão que vê futuro em Irati”.
Ieda Waydzik, atual vice-prefeito de Irati,, a escolhida para compor a chapa como vice-prefeita, também falou sobre a união.. “Acredito que Irati merece essa união. Na verdade, era um pedido de muitas pessoas para que nós pudéssemos estar juntos. A partir de várias conversas, chegamos ao alinhamento. Como sou vice-prefeita atualmente, eu não tenho pretensão de poder, eu tenho comigo que preciso cumprir minha missão, cuidar das pessoas e acredito que com o Rafael vamos poder continuar aquilo que já venho fazendo com o Jorge, que é cuidar das pessoas”, disse.
A coligação entre os partidos neste momento político é visto como uma estratégia importante para consolidar forças e ampliar o alcance da campanha.
A deputada federal e secretária, Leandre Dal Ponte, afirmou seu apoio a chapa de Rafael e Ieda e disse que “é um momento histórico para Irati, nós não estamos falando de uma aliança temporária, estamos falando de uma união que junta pessoas muito importantes para o futuro de Irati. Eu tenho certeza que este gesto de união e de parceria, é justamente para que Irati possa ir muito além. O prefeito Jorge e a vice Ieda fizeram muito pela cidade, mas nós queremos mais, tenho absoluta certeza de que está união vai dar para Irati um futuro brilhante. Eu venho apoiar esta chapa porque eu acredito nela”.
O prefeito Jorge Derbli esteve presente na convenção e, segundo ele, a união ainda está sendo articulada e a busca por partidos para se juntar a coligação continua até segunda-feira (05), momento em que terminam as convenções partidárias. “Vamos fazer uma grande união para ganhar as eleições e continuar os projetos que temos, com o Rafael e a Ieda, e também os pré-candidatos a vereadores. Foi uma construção, muita conversa, porque não existe isso de dividir a cidade como muito foi se falado, precisamos de união. Eu tenho muitos projetos que não vou conseguir terminar, mas acredito que o Rafael e a Ieda, a cidade vai crescer ainda mais. Eu vou entrar 100% nessa campanha, vou fazer tudo o que eu puder para que essa união de frutos”, finaliza Derbli.
Foto: Reprodução vídeo Instagram